No último domingo, 5 de maio, aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Averroes de 2019 para Laerte Coutinho. No Centro Cultural “Jardins de Soraya” do Hospital Premier, amigos, amigas e familiares estiveram presentes para a homenagem concebida fruto da parceria entre o Premier e a OBORÉ.
Integrante da equipe semente e fundadora da OBORÉ, Laerte tem uma imensurável contribuição para a cultura a democracia brasileiras, marcada por um olhar atento, inteligente e instigante sobre a sociedade e o 'espírito do tempo'.
Saiba mais!
Neste sábado, 4 de maio, aconteceu a quarta conferência do 12º Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter´- módulo do Projeto Repórter do Futuro voltado às questões da cidade. Na sala Oscar Pedroso Horta, na Câmara Municipal de São Paulo, o jornalista e pesquisador Bruno Paes Manso proferiu palestra sobre o tema "Violência" e participou de entrevista coletiva concedida aos vinte estudantes do módulo.
No sábado, 11 de maio, o convidado é José Police Neto. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e vereador na cidade de São Paulo em seu quarto mandato, Police Neto vai discutir Mobilidade. Ele foi um dos protagonistas na parceria entre OBORÉ e a Escola do Parlamento na realização deste módulo sobre a cidade.
Saiba mais!
Neste domingo, dia 5 de maio, será realizada a entrega do Prêmio Averroes 2019 para a cartunista Laerte Coutinho. A cerimônia acontece a partir das 16h30 no Centro Cultural Jardins de Soraya do Hospital Premier, em São Paulo, localizado na Rua Francisco Dias Velho, 1246, Vila Cordeiro/Brooklin - SP.
O Troféu Averroes é uma comenda criada em 2008 fruto da parceria do Hospital Premier com a OBORÉ e oferecida a personalidades do mundo cultural, científico e acadêmico que têm como marca o fato de serem pioneiras em suas áreas de atuação e ao mesmo tempo generosas e compartilhadoras de conhecimento.
O nome de Laerte foi o escolhido pelo conselho curador do Prêmio por sua importante contribuição ao terreno das artes e do jornalismo marcada pelo olhar vigilante e de denúncia sobre o cotidiano do Brasil e pelo seu protagonismo nas lutas no movimento LGBT+. Laerte integrou a equipe semente e fundadora da OBORÉ, na década de 1980.
Dia 22 de abril de 2019 foram abertas as inscrições para o maior encontro de Jornalismo da América Latina. O 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji acontece de 27 a 29 de junho na Universidade Anhembi Morumbi, no campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275) em São Paulo.
De 22 de abril a 4 de junho, as inscrições têm preço promocional. A partir do dia 4, os valores serão reajustados. Grupos de 6 ou mais pessoas têm desconto especial de 17% no valor das inscrições. Para fazer inscrição de grupos, monte o seu e entre em contato com congresso@abraji.org.br.
Saiba mais!
Neste sábado, 27 de abril, foi realizada mais uma conferência de imprensa do 12º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter do Projeto Repórter do Futuro. O tema Emprego e Desemprego foi apresentado por Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, professor universitário e diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE desde 2004.
Frente a mudanças significativas na estrutura do trabalho no Brasil, o conferencista destacou os novos paradigmas que acompanham a chamada quarta revolução industrial - termo utilizado para designar o avanço das mudanças tecnológicas que alteram profundamente a produção industrial nos anos 1990, o setor de serviços, a terceirização e o desmonte da proteção social e dos direitos dos trabalhadores.
Ganz Lúcio também comentou sobre o significado da nova carteira de trabalho verde e amarela, que desconsidera a CLT e garante a quem trabalha apenas férias e o 13° salário. Quanto à reforma da previdência, que faz parte da nova lógica política do governo de desmonte de direitos, a economia de mais de 4 trilhões prevista na proposta de reforma se dará com um alto custo social e grandes perdas para a população brasileira, especialmente a parcela mais desprotegida financeiramente.
O módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter prossegue no sábado, dia 4 de maio, com a presença do economista, jornalista e pesquisador Bruno Paes Manso para tratar do tema Violência.
No sábado, 13 de abril, na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo, aconteceu o segundo encontro do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - módulo do Projeto Repórter do Futuro que pelo 12 ano consecutivo discute temas ligados à vida da cidade. Marco Antônio Manfredini, sanitarista, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e conselheiro do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) proferiu a conferência de imprensa tratando do tema Saúde. Abordou a trajetória do SUS - Sistema Único de Saúde, discutiu a sua importância enquanto política pública e o percurso que assumiu a partir da 8a Conferência Nacional de Saúde, em 1986, fase de redemocratização do país. Os principais eixos e contradições da atualidade - especialmente a questão do financiamento da saúde - serão temas centrais da Conferência deste ano, a 16a, que se realizará em agosto, em Brasiília. Na parte da tarde do dia 13, o grupo de estudantes participou de um passeio a pé pelo centro da cidade conduzido pelo jornalista Marcelo Rainho, pesquisador urbano e ex-aluno do Repórter do Futuro. A caminhada - cujo objetivo foi viver a experiência de flanar pela cidade, proporcionou ferramentas de observação para compreender e reportar o espaço urbano. No trecho percorrido, foram visitados espaços importantes da cidade como os edifícios Esther, Eifell, Copan e galerias como Metrópole, Califórnia e do Rock.