|
Projeto Repórter do Futuro é um curso de complementação universitária voltado para estudantes de jornalismo que nasceu em 1994, com o nome de Repórter 2000.
A implementação de um curso de capacitação e incentivo aos futuros profissionais está relacionada a uma série de fatores, entre eles a ausência de atividades laboratoriais na maioria das faculdades de jornalismo e o desaparecimento de jornais alternativos (que funcionavam como redações orgânicas), além da falta de intercâmbio entre estudantes e jornalistas experientes.
Nesse contexto, o Projeto Repórter do Futuro tem o objetivo de oferecer alternativas de autodesenvolvimento e incentivo às carreiras dos futuros repórteres. Para Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ e um dos coordenadores do projeto, “o Repórter do Futuro é uma resposta ao anseio de muitos alunos e professores empenhados em conquistar um outro padrão de qualidade e competência”.
O curso, mais antiga atividade desenvolvida pelo Núcleo, adota uma metodologia específica, desenvolvida pela Coordenação Pedagógica, que consiste em Conferências de Imprensa seguidas por Entrevistas Coletivas. Os estudantes assistem a uma palestra de aproximadamente 40 minutos e logo após exercitam uma das mais importantes ferramentas do jornalismo – a entrevista, com o desafio de colocar-se frente a frente com o entrevistado.
Eleição direta dos palestrantes - A definição dos nomes dos palestrantes convidados pelo projeto é resultado de uma enquete aplicada junto aos estudantes das principais faculdades de jornalismo da cidade de São Paulo.
Os alunos indicam os três maiores problemas da cidade e os especialistas que mais entendem dessas questões, bem como os jornalistas que mais conhecem os temas nacionais. Os nomes mais citados são convidados a participar dos módulos do Repórter do Futuro.
Ao final dos encontros, os coordenadores do projeto avaliam a prática e a experiência vividas ao longo do dia. Há sempre a proposta de uma produção jornalística (impressa e/ou radiofônica), em que cada participante exercita não apenas técnicas jornalísticas, mas também uma reflexão sobre o tema abordado.Para medir o empenho de cada participante, o projeto adota o critério da Reembolsa
A OBORÉ conta com parceiros que acreditam na importância dessa proposta, que enseja a melhoria da qualidade da formação dos futuros profissionais de comunicação.
Outra marca do projeto é a produção da série Cadernos de Jornalismo, que reúnem a síntese das conferências do módulo.
Mais informações: reporterdofuturo@obore.com ou 3214 - 3766
Realização:
ABI/SP – Associação Brasileira de Imprensa/Representação São Paulo
ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Cátedra UNESCO de Comunicação
CNU – Canal Universitário de São Paulo
OBORÉ Projetos Especiais em Comunicação e Artes
SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo
TV Mackenzie
TV USP
WeDo Comunicação
Apoio:
Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP
Departamento de Jornalismo PUC-SP
FAJORP – Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo
Inteligente Vestibulares
Movimento Nossa São Paulo
Ricardo Viveiros – Oficina de Comunicação
Coordenação Pedagógica/Secretaria Executiva:
Álvaro Azevedo
Audálio Dantas
Branca Rosa
Ciro Pedroza
Cristina Gobbi
José Roberto Toledo
José Salvador Faro
Marcelo Soares
Pedro Ortiz
Rafael Garcia
Rodrigo Savazoni
Sérgio Gomes
Victor Ferreira
Leia mais:
|
|