30/04/2019

Laerte Coutinho recebe Troféu Averroes neste domingo no Hospital Premier

Neste domingo, dia 5 de maio, será realizada a entrega do Prêmio Averroes 2019 para a cartunista Laerte Coutinho. A cerimônia acontece a partir das 16h30 no Centro Cultural Jardins de Soraya do Hospital Premier, em São Paulo, localizado na Rua Francisco Dias Velho, 1246, Vila Cordeiro/Brooklin - SP.

O Troféu Averroes é uma comenda criada em 2008 fruto da parceria do Hospital Premier com a OBORÉ e oferecida a personalidades do mundo cultural, científico e acadêmico que têm como marca o fato de serem pioneiras em suas áreas de atuação e ao mesmo tempo generosas e compartilhadoras de conhecimento.

“Tem um sentido de apontarmos para a sociedade essas figuras como exemplos. Exemplos de um processo civilizatório de convivência com a diversidade. A Laerte é pioneira, compartilhadora, e preenche todos os requisitos do prêmio”, afirmou Samir Salman, médico superintendente do Hospital Premier, na cerimônia de anúncio que ocorreu na noite do dia 16 de março, sábado.

Veja como foi.

O nome de Laerte foi o escolhido pelo conselho curador do Prêmio por sua importante contribuição ao terreno das artes e do jornalismo marcada pelo olhar vigilante e de denúncia sobre o cotidiano do Brasil e pelo seu protagonismo nas lutas no movimento LGBT+. Laerte integrou a equipe semente e fundadora da OBORÉ, na década de 1980.

“Eu continuo fazendo o que eu sei fazer, o que eu gosto de fazer, e continuo me colocando em uma posição que eu acho que é a mais correta e que me interessa quanto futuro da humanidade, quanto perspectiva”, comentou Laerte naquela noite.

Entre amigos, amigas e familiares, Laerte participou da cerimônia de anúncio do Prêmio ainda em março. Foto: Augusto Godoy/OBORÉ

Saiba mais

O Prêmio Averroes enaltece o pioneirismo e a generosidade intelectual. Foi concebido em 2008 pelo ativista e escritor ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio. Mas ficou por conta do talento do artista plástico Jaime Prades a materialização de todos os conceitos e objetivos traçados para o troféu: uma premiação anual que reconheça o talento de pesquisadores, professores e profissionais em compartilhar conhecimento, em toda e qualquer área de atuação.



A peça, uma placa de aço carbono oxidado dividida em duas partes, mede 33 x 24 cm. Foi trabalhada em cortes de grafismos vazados inspirados nos padrões florais em relevo das paredes da Mesquita de Córdoba, o maior feito da cultura árabe na Espanha e símbolo do seu mais evoluído período. As letras vazadas correspondem a todas as maneiras de nomear Averroes no alfabeto latino e em árabe. Simbolizam a união do Oriente e do Ocidente na expressão da letra - a manifestação do intelecto pela linguagem.

A peça faz parte de exposição no Hospital Premier que conta detalhes do Prêmio. Foto: Augusto Godoy/OBORÉ 

O Premier, realizador do Prêmio, é um hospital de retaguarda dirigido por um grupo de profissionais da área da saúde dedicado ao atendimento de pessoas idosas e pacientes em cuidados paliativos. Na última década, seu compromisso institucional tem sido dialogar com a sociedade através de ações que envolvem as artes, as ciências, a comunicação e a cultura a fim de que as práticas paliativistas sejam mais conhecidas do público leigo como um direito humano inalienável.

Já foram homenageados com o Prêmio Averroes o médico Marco Tullio de Assis Figueiredo, pioneiro na implantação dos cuidados paliativos no Brasil (2008); a educadora Ausonia Donato, diretora do Colégio Equipe e pesquisadora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2009), Luiz Hildebrando Pereira da Silva, cientista, pesquisador e diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (2010), a escritora e psicóloga social Ecléa Bosi (2011), o jornalista, professor e pesquisador Manuel Carlos Chaparro (2012) e o médico bioeticista, pesquisador e professor José Eduardo de Siqueira (2013), o teólogo brasileiro, escritor,  professor universitário e militante dos direitos humanos Leonardo Boff (2014) e o jornalista e escritor Audálio Dantas (2017).

SERVIÇO

Prêmio Averroes - Pioneiro e Compartilhador 2019 
Homenagem a Laerte Coutinho
Data: 5 de maio de 2019, domingo, às 16h
Local: Jardins de Soraya - Rua Francisco Dias Velho, 1246 - Vila Cordeiro
Informações: comunicacao@premierhospital.com.br