“As violações de Direitos Humanos podem acontecer tanto dentro quanto fora das portas das empresas”, disse Caio Borges, advogado, coordenador de Empresas e Direitos Humanos na Conectas durante o segundo encontro com os estudantes do IV Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ e Conectas. O encontro aconteceu no sábado, 23/09.
Ao todo, o módulo prevê seis encontros, sempre aos sábados, com temas ligados à delação premiada, condução coercitiva, prisão domiciliar e análise da evolução da cobertura midiática criminal. A primeira atividade será neste sábado, 30 de setembro, na sede do IDDD. No período da manhã, os estudantes participarão de uma roda de conversa sobre técnicas de reportagem com Fausto Salvadori Filho, da equipe de repórteres da Ponte Jornalismo. À tarde, discutirão sobre o funcionamento da justiça criminal brasileira com o advogado criminalista Marcelo Feller.
A sessão será dia 9/10, das 10h às 14h, na sala Oscar Pedroso Horta, da Câmara Municipal de São Paulo.
A configuração e atuação da polícia no Brasil foi tema de palestra no último sábado, 23, no IV Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ, Conectas e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
O curso, fruto de parceria entre OBORÉ e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro que, ao longo destes dezesseis anos, colabora na formação de repórteres para a cobertura de conflitos e situações de violência com aulas, sobretudo, voltadas ao Direito Internacional Humanitário.
Até o fim de novembro os participantes terão palestras seguidas de conferências de imprensa com fontes técnicas ligadas aos Direitos Humanos, sistema prisional, o papel da ONU na OEA (Organização dos Estados Americanos) entre outras.