02/10/2017

Comissão organizadora do Prêmio Vladimir Herzog realiza sessão pública para definir os premiados da 39ª edição

As inscrições para o 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foram encerradas no último dia 31 de julho com número recorde de participações: foram 634 trabalhos enviados por jornalistas, artistas e repórteres fotográficos de todo o país. Destes, 218 foram inscritos na categoria Texto, que reuniu o maior número de participantes. Com quase 40 anos de existência e considerado uma das premiações mais destacadas e tradicionais do Brasil, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, produções jornalísticas que valorizam a Democracia, a Liberdade de Expressão e os Direitos Humanos. 
 

Nesta edição, após mudanças em relação aos anos anteriores, foram aceitos trabalhos em seis categorias:
 
1) Arte: ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos publicados em veículos impressos ou eletrônicos (41)
 
2) Fotografia: Foto ou série fotográfica publicada em veículos impressos ou eletrônicos (107)
 
3) Produção jornalística em texto: Reportagens em texto publicadas em veículos impressos ou eletrônicos (218)
 
4) Produção jornalística em áudio: Reportagens ou documentários em áudio (40)
 
5) Produção jornalística em vídeo: Reportagens ou documentários em vídeo (124)
 
6) Produção jornalística em multimídia: Reportagens multimídia publicadas na internet (104)
 
Assim como nas cinco últimas edições, a escolha dos vencedores será realizada em sessão pública e transmissão ao vivo pela internet no dia 9 de outubro, na Sala Oscar Pedroso Horta, da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 31 de outubro, no TUCARENA, em São Paulo, precedida da Roda de Conversa com os vencedores da edição.

 

O 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por uma comissão constituída pelas seguintes instituições: Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Coletivo Periferia em Movimento; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

Serviço

39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Divulgação dos resultados: 9 de outubro de 2017,