Nesta sexta, 11 de outubro, as 14 entidades que integram a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog estarão reunidas em sessão pública para escolher as matérias vencedoras da 41ª edição.
Assim como nos anos anteriores, o julgamento será realizado na Câmara Municipal de São Paulo. A lista dos finalistas foi divulgada nesta última terça-feira, 1º de outubro. A sessão está marcada para começar às 10h, na sala Oscar Pedroso Horta (1º subsolo), com transmissão ao vivo pela internet.
A solenidade de entrega desta 41ª edição será no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo, precedida da 8ª Roda de Conversa com os jornalistas premiados para a troca de experiências sobre o planejamento e a produção das matérias vencedoras.
Saiba mais
No último sábado, 28 de setembro, aconteceu o terceiro encontro do 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro. O módulo é uma parceria entre OBORÉ Projetos Especiais e Conectas Direitos Humanos e acontece aos sábados na sede da Conectas.
O tema da semana foi “trabalho escravo e escravidão contemporânea” com Paula Nunes, advogada especialista em Direito Penal Econômico e assessora do Programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas. A coordenação pedagógica é do jornalista Marcelo Soares.
Após o café da manhã colaborativo, os 20 estudantes apresentaram pautas que pensaram durante a semana antes da apresentação da especialista. Após as falas de Nunes, tiveram alguns minutos de descanso e preparo antes de dar-se início a coletiva de imprensa para que pudessem realizar as perguntas necessárias às suas reportagens.
Saiba mais!
No último sábado, 28 de setembro, aconteceu o segundo encontro do 18º curso de Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados do Projeto Repórter do Futuro. O módulo é uma parceria da OBORÉ Projetos Especiais com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e acontece aos sábados na sede do CICV.
Pela segunda vez os estudantes se reuniram para ouvir e entrevistar um especialista, o tema da semana foi “introdução ao direito aplicável nos conflitos armados”, com o jurista Tarciso das Maso Jardim, consultor legislativo do Senado Federal na área de relações exteriores e defesa nacional.
Este encontro contou com dois períodos: manhã e tarde. Durante a manhã foi realizado o café da manhã colaborativo e em seguida a primeira parte da apresentação. Após uma pausa para o almoço, Tarciso concluiu a segunda parte e os estudantes realizaram a entrevista coletiva.
Saiba mais!
No último sábado, 21 de setembro, começou o 18º curso de Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados do Projeto Repórter do Futuro. O módulo é uma parceria entre OBORÉ Projetos Especiais e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e acontece aos sábados, até dia 9 de novembro, na sede do CICV em São Paulo.
Sob a coordenação pedagógica do jornalista e professor Aldo Quiroga, 20 estudantes participaram de uma conferência com Filipe Tomé de Carvalho, chefe-adjunto da Delegação Regional para Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile do CICV, que apresentou aos estudantes “o trabalho do CICV no Brasil e no Mundo”.
Após a apresentação do conferencista, foram dados 15 minutos para os estudantes se prepararem para 30 minutos de entrevista coletiva.
Saiba mais!
No último sábado, 21 de setembro, aconteceu o segundo encontro do 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro, uma parceria entre OBORÉ Projetos Especiais e Conectas Direitos Humanos. O módulo acontece aos sábados, até dia 26 de outubro, na sede da Conectas em São Paulo.
Com a coordenação pedagógica do jornalista Marcelo Soares, os 20 estudantes selecionados participaram de mais um encontro com um especialista em temas de Direitos Humanos. A conferencista desta vez foi Camila Asano, Coordenadora de Programas da Conectas, para tratar sobre “migração e refúgio”.
Camila deu um panorama sobre a posição do Brasil e de órgãos internacionais quanto aos direitos do migrante e do refugiado. Também comentou as narrativas jornalísticas que tratam sobre o tema e como, muitas vezes, reproduzem estigmas – fato que é mais visceral em veículos regionais que em outros de circulação nacional.
Saiba mais!