Neste sábado, 21 de setembro, começa o 18º curso de Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados do Projeto Repórter do Futuro. O módulo é realizado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), OBORÉ Projetos Especiais e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas (IPFD). As atividades acontecem sempre aos sábados, entre 21 de setembro e 9 de novembro, na sede do CICV em São Paulo.
Com a coordenação pedagógica do jornalista e professor Aldo Quiroga, 20 estudantes participarão de conferências de imprensa e entrevistas coletivas com especialistas de temas como: o trabalho do CICV no Brasil e no mundo, introdução ao direito aplicável em conflitos armados, normas internacionais aplicáveis a função policial e cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados.
O primeiro tema a ser tratado será justamente “o trabalho do CICV no Brasil e no Mundo” com Filipe Tomé de Carvalho, chefe-adjunto da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Saiba mais!
No sábado, 14 de setembro, começou o 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro, uma parceria OBORÉ Projetos Especiais e Conectas Direitos Humanos. As atividades acontecem aos sábados, entre 14 de setembro e 26 de outubro, na sede da Conectas em São Paulo.
O primeiro tema foi “Perspectiva Histórica dos Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos” com Jefferson Nascimento, advogado, doutor em direito internacional pela USP e assessor do programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas Direitos Humanos.
20 estudantes compareceram ao primeiro encontro de uma série de cinco com especialistas em temas como tortura, racismo estrutural, trabalho escravo, migração, refúgio e perspectiva histórica dos sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos e um sexto de avaliação e encerramento.
Saiba mais!
Neste sábado (14), começa o 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro. Nesta edição do módulo, realizado em parceria entre a OBORÉ Projetos Especiais e Conectas Direitos Humanos, foram computadas 214 inscrições. As atividades acontecem sempre aos sábados na sede da Conectas em São Paulo.
A coordenação pedagógica do curso é do jornalista Marcelo Soares. Os encontros abordarão temas como tortura, racismo estrutural, trabalho escravo, migração, refúgio e perspectiva histórica dos sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos. Os 20 estudantes selecionados participarão de conferências de imprensa e entrevistas coletivas com especialistas dos temas.
O encontro de abertura deste sábado será sobre “Perspectiva histórica e sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos” com Jefferson Nascimento, advogado, doutor em direito internacional pela Universidade de São Paulo e assessor do programa de Desenvolvimento e Direitos Socioambientais da Conectas Direitos Humanos.
Saiba mais!
A banca examinadora concluiu o processo de seleção dos 20 estudantes da graduação para o 18º Curso de Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados do Projeto Repórter do Futuro. Nesta edição do módulo, realizado em parceria entre OBORÉ Projetos Especiais, Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas (IPFD), foram computadas 244 inscrições.
O curso que iniciará 21 de setembro terá o jornalista e professor Aldo Quiroga na coordenação pedagógica e abordará temas como o trabalho do CICV no Brasil e no mundo, introdução ao direito aplicável em conflitos armados, normas internacionais aplicáveis a função policial e cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados. As atividades acontecem sempre aos sábados, entre 21 de setembro e 9 de novembro, na sede do CICV, em São Paulo.
Os estudantes seguirão as orientações enviadas em comunicado oficial do projeto, por e-mail, para formalizar a matrícula e as condições de participação no curso. As matrículas estarão abertas segunda-feira (16/09) e terça-feira (17/09).
Saiba mais!
Temos a satisfação de apresentar, abaixo, as duas propostas de pauta vencedoras da edição 2019 do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão na categoria especial “Trabalho Infantil na Moda”.
Os grupos contemplados farão suas reportagens em formato podcast contando, para tanto, com a colaboração de jornalistas mentores especialmente indicados pela coordenação do Prêmio. As produções deverão estar finalizadas até o próximo dia 20 de outubro.
A diplomação dos grupos vencedores será no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo, antecedendo a cerimônia oficial do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Saiba mais!
A banca examinadora concluiu o processo de seleção dos 20 estudantes da graduação e dos observadores para o 6º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro. Nesta edição do módulo, realizado em parceria entre OBORÉ Projetos Especiais e Conectas, foram computadas 214 inscrições – realizadas junto com o teste de seleção.
O curso que iniciará 14 de setembro terá o jornalista Marcelo Soares na coordenação pedagógica e abordará temas como tortura, racismo estrutural, trabalho escravo, migração, refúgio e perspectiva histórica dos sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos. As atividades acontecem sempre aos sábados, entre 14 de setembro e 26 de outubro, na sede da Conectas, em São Paulo.
Os estudantes seguirão as orientações enviadas em comunicado oficial do projeto, por e-mail, para formalizar a matrícula e as condições de participação no curso. As matrículas estarão abertas segunda-feira (09/09) e terça-feira (10/09).