O Prêmio é um reconhecimento pelo pioneirismo e dedicação de toda uma vida ao desenvolvimento do jornalismo e da educação. Cerimônia acontece às 14h, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo.
Para celebrar a parceria entre as duas entidades, a Fundação Carlos Chagas e o Instituto Vladimir Herzog lançam o Ciclo Memória e Verdade, uma importante rodada de palestras com personalidades que vivenciaram o período da ditadura no Brasil. O ciclo é uma iniciativa do Projeto LivrosParaTodos, criado pela Fundação Carlos Chagas com o objetivo de democratizar o acesso aos livros, incentivando a leitura e ampliando os acervos de bibliotecas pelo País.
De 3 a 7 de setembro o evento aliou cinema, música, jornalismo e medicina.
A partir do filme "O Filho da Noiva", V Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer abordou a reafirmação dos vínculos afetivos diante de uma crise pessoal ou doença degenerativa, nesta quinta-feira (06/09). Na ocasião, a Mesa de Reflexão foi composta por médico, jornalista e filósofo. O Ciclo se encerra neste feriado de 7 de setembro.
Nesta quarta-feira, 05 de setembro, o V Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer, que acontece na Cinemateca Brasileira até sexta (07/09), apresentou o filme “Histórias Mínimas”, do diretor argentino Carlos Sorin. Na sequência, foi realizada uma Mesa de Reflexão sobre velhice, solidão e acolhimento.
No segundo dia do V Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer, realizado nesta terça-feira, 4 de setembro, público e especialistas conversaram sobre cuidados paliativos em pessoas em estado de completa paralisia e com síndrome do encarceramento. O Ciclo acontece até sexta-feira, 07/09, na Cinemateca Brasileira.