Manuel Carlos Chaparro será o homenageado no próximo sábado, 15 de setembro, às 14h, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O jornalista, professor livre-docente e escritor recebe o Troféu Averroes 2012 – criado pelo artista plástico Jaime Prades – em reconhecimento à dedicação de sua vida ao desenvolvimento do jornalismo, da educação e das comunicações sociais.
Com curadoria do senador da República italiana José Luiz Del Roio, a cerimônia contará com o concerto “Tributo ao Professor Manuel Chaparro”, núcleo de música Ensemble São Paulo. A entrada é gratuita e todos são convidados.
O Troféu Averroes é concedido, como um ato de reconhecimento público, aos pioneiros, compartilhadores e àqueles que se empenham pela paz e convívio entre povos, culturas, religiões e etnias, e é entregue anualmente na ocasião dos Ciclos de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer.

Ganhadores do Troféu Averroes
Durante a primeira edição do Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer, em 2008, o prêmio Averroes foi concedido ao Prof. Marco Túlio Figueiredo, doutor em patologia, organizador e ex-professor das disciplinas eletivas de Cuidados Paliativos e Tanatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professor titular do curso de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), além de membro fundador da International Association for Hospice and Palliative Care (Houston/USA). Marco Túlio foi um dos precursores do paliativismo no Brasil.
No ano seguinte, foi a vez de Ausonia Favorido Donato ganhar o prêmio pela sua atuação marcante na área de educaçc