A reportagem "Especial Direitos Humanos – Direito à Nacionalidade", exibida pelo canal de notícias GloboNews, venceu a terceira edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional 2019. Reportagem sobre pessoas desaparecidas publicada pela revista Época e especial sobre o conflito na Síria, exibido pela TV Bandeirantes, ficaram em segundo e terceiro lugar.
O anúncio foi feito em São Paulo, em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 6 de novembro, no Reserva Cultural. A premiação para o primeiro colocado é uma viagem custeada e organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha a um país onde a organização é operacional.
Na foto, os jornalistas Mario Cajé, Domingos Peixoto e Yan Boechat, finalistas do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional (da esquerda para a direita). Foto: Reinaldo Canato/CICV.
No sábado (09), aconteceu o encontro de avaliação do 18º curso de Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados do Projeto Repórter do Futuro. O módulo é uma parceria OBORÉ e Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e tem a coordenação pedagógica do jornalista e professor Aldo Quiroga.
Depois de quatro encontros com especialistas nas áreas de cobertura humanitária, direito em conflitos armados, normas internacionais da função policial no uso da força e de uso armas de fogo e no trabalho do CICV pelo mundo, os estudantes realizaram matérias a partir da terceira edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária.
Na sede do CICV em São Paulo, após o tradicional café da manhã coletivo, os estudantes compartilharam suas experiências e dificuldades com o curso, o contato com os especialistas, a relevância do módulo e, também, opiniões sobre a metodologia aplicada. A troca foi realizada em uma grande roda junto com os coordenadores do curso e Diogo Alcântara, assessor do Comitê.
Saiba mais!
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anuncia nesta quarta-feira (6/11) o trabalho vencedor do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional. A cerimônia será realizada no espaço Reserva Cultural, em São Paulo, e contará com a presença de representantes das equipes finalistas, que falarão sobre os bastidores de suas reportagens e debaterão os desafios da cobertura humanitária na imprensa brasileira.
A terceira edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional teve 69 inscrições, dentre eles trabalhos de mídia impressa, televisiva, radiofônica e multimídia. O corpo de jurados foi composto pelo jornalista e pesquisador, João Batista Natali, pelo oficial de informação pública do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Luiz Fernando Godinho, pelo coordenador de Relações com a Imprensa de Médicos Sem Fronteiras (MSF), Paulo Braga, e pela coordenadora de Comunicação do CICV, Sandra Lefcovich.
A decisão dos finalistas bem como do trabalho vencedor do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional é resultado de um processo de decisão de um corpo de jurados que inclui outras organizações e parceiros e não reflete necessariamente a posição do CICV.
Saiba mais!
No último sábado, 26 de outubro, aconteceu o último encontro do 6º curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos do Projeto Repórter do Futuro. Fruto da parceria entre OBORÉ e Conectas, módulo conta com o apoio da Abraji. Após a avaliação coletiva do curso por parte dos coordenadores e dos estudantes, houve a diplomação dos participantes.
Ao longo de cinco sábados o jornalista Marcelo Soares, coordenador do módulo, conduziu as palestras e entrevistas coletivas. Foram tratados temas importantes para a área tais como Perspectiva histórica e sistemas internacionais de defesa dos direitos humanos, Migração e refúgio, Trabalho escravo, Tortura e Racismo estrutural.
Neste último encontro, Leonardo Medeiros, coordenador de comunicação da Conectas, se juntou a Ana Luisa Zaniboni Gomes e Marcelo Soares para ouvir dos estudantes suas impressões sobre o curso, seguido de uma apresentação sobre a "anatomia da reportagem".
Saiba mais!
Na última quinta-feira, 24 de outubro, foi celebrada a 41ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos no Tucarena, Campus Monte Alegre da PUC-SP. Cerca de 300 pessoas lotaram o espaço para conferir a cerimônia, que teve transmissão ao vivo da TV PUC.
Receberam seus troféus e diplomas os vencedores das categorias Arte (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Produção jornalística em texto, Produção jornalística em vídeo, Produção jornalística em áudio e Produção jornalística em multimídia.
Os estudantes vencedores do 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão também foram homenageados e contemplados com troféus. Foram três trabalhos selecionados sobre o tema "A face humanitária dos movimentos migratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira" e dois na categoria especial "Trabalho infantil na indústria da moda".
Saiba mais!
A 8ª Roda de Conversa com os vencedores do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos aconteceu na tarde desta quinta-feira, 24 de outubro, no Tucarena - campus Monte Alegre da PUC-SP.
Os jornalistas Aldo Quiroga e Angelina Nunes conduziram a atividade que reuniu os premiados deste ano nas categorias Arte (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Produção jornalística em texto, Produção jornalística em vídeo, Produção jornalística em áudio e Produção jornalística em multimídia.