Na manhã do último sábado, dia 28, houve o encontro dos estudantes e recém-formados em Jornalismo e Rádio e TV interessados no próximo módulo do Projeto Repórter do Futuro, que será realizado na segunda quinzena de julho pela OBORÉ em parceria com a Radiobrás. Compareceram 53 candidatos de 24 faculdades. E a distância não foi empecilho: vieram
A Agência da Radiobrás abriu espaço ontem, pela primeira vez, para divulgar notícia sobre as rádios comunitárias, dando a real dimensão do drama de milhares de emissoras que aguardam o sinal verde do governo federal para colocar seus transmissores no ar. No próximo dia 2 de julho, expira o prazo dado pelo Ministro das Comunicações, Miro Teixeira, para que o Grupo de Trabalho analise cerca de 4.400 requerimentos de rádios comunitárias que pleiteiam autorização para funcionar. A partir da desova desses processos, parados no Ministério desde o governo passado, espera-se maior agilidade na resposta a essas demandas. Leia a notícia divulgada pela Agência Radiobras:
O presidente da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), Adama Samassekou esteve no Rio de Janeiro nos dias 12 e 13 de junho, onde participou do Seminário Internacional Sociedade da Informação, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
No próximo sábado, dia 28 de junho, às 9h, a equipe da OBORÉ estará selecionando interessados em participar dos cursos de complementação universitária do Projeto Repórter do Futuro que serão oferecidos no segundo semestre de 2003. Poderão se inscrever estudantes e recém-formados em Comunicação de todo o Brasil, desde que participem da seleção.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) está unida com o Movimento Sem-Terra (MST), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e muitas outras entidades do campo na defesa dos interesses do campo brasileiro. Esta união e este com-promisso estão concretamente expressados num documento chamado “Carta da Terra”. Ele foi elaborado por este conjunto de entidades e entregue ao Senado brasileiro e à Presidência da República neste mês de junho. Nesta Carta, os movimentos do campo reafir-mam sua postura contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), imposta pelo governo dos EUA aos países latino-americanos; contra os transgênicos, que ameaçam a bio-diversidade do país; em favor da reforma agrária e em defesa de outras bandeiras históricas dos movimentos do campo. A Voz da Contag traz a cobertura jornalística do lançamento da Carta da Terra, em Brasília.
´´O objetivo do Ministério é fortalecer as rádios comunitárias como verdadeiro instrumento de democratização das comunicações no país´´. A frase foi dita mais de uma vez pelo Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Eugênio Fraga, no encerramento do 1º Congresso Brasileiro de Radiodifusão Comunitária e Educativa / 7º Encontro Nacional de Rádios Comunitárias, ontem, em Atibaia (SP). O evento, promovido pela Associação Nacional Católica de Rádios Comunitárias - ANCARC - e pelo Setor de Comunicação Social da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reuniu cerca de 180 pessoas de todo o pais, entre os dias 9 e 11 de junho.