Domingo, 21 de Julho de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  Repórter do Futuro discute São Paulo através da fotografia, com Ed Viggiani e Renatto d’Sousa
Texto: João Paulo Brito/ Foto: Renato d'Souza
  13/03/2013


O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter realiza sua quarta aula no sábado (16), com a palestra “São Paulo em imagens – Como construir a memória fotográfica da cidade”, com participação dos fotógrafos Ed Viggiani e Renatto d’Sousa.

Sousa e Viggiani selecionaram 20 fotos, cada um, que consideram as mais representativas da leitura que fazem da cidade de São Paulo. Eles discutirão com os 32 estudantes do curso a imagem como construtura de narrativas urbanas e linguagem fotográfica.

Após a palestra acontecerão a conferência de imprensa e a entrevista coletiva com os fotógrafos, que são parte da metodologia do curso.

O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter é uma parceria da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Prossegue até 27 de abril, aos sábados, das 9h às 13h. na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo, com transmissão online pelo Portal da Câmara. Para acompanhar, clique na imagem “auditórios online” da home page e selecione sala Oscar Pedroso Horta.

ED Viggiani

Paulistano do Bom Retiro, é bacharel em Sociologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Trabalhou em diversos veículos de comunicação de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Em 1991, ganhou o prêmio "The Mother Jones International Fund for Documentary Photography", em São Francisco, nos Estados Unidos, com o ensaio fotográfico “Irmãos de Fé”, sobre a religiosidade popular no Brasil. Em 2002, recebeu o Prêmio Abril de Reportagem Cultural (texto), com a matéria “Alma Caipira”. Concebeu e fez a coordenação editorial do livro "Brasil Bom de Bola", lançado no Brasil e no Museu do Louvre, em Paris, durante a Copa do Mundo de 2006. Também é autor do livro de fotografia, “Brasileiros Futebol Clube”, de 2006, que foi incluído currículo na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, em 2009.

Renatto d’Sousa

Catarinense radicado em São Paulo há mais de 20 anos, recebeu diversos prêmios em 25 anos de carreira, entre eles dois Prêmio Abril de Fotografia. Por duas vezes foi segundo colocado no conceituado Nikon Photo Contest Internactional. Trabalhou nos principais veículos da imprensa brasileira. Uma das marcas de seu trabalho é a leitura poética da cidade de São Paulo. Sousa trabalha para o Portal da Câmara Municipal de São Paulo e é um dos fundadores do Estúdio 689, de São Paulo.


Livro vai mostrar o curso por dentro

O curso, de complementação universitária em jornalismo, teve início em 23 de fevereiro e prossegue até 27 de abril – sempre aos sábados, para não coincidir com as atividades dos estudantes em suas faculdades. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá um livro contendo a íntegra das palestras e sínteses das entrevistas realizadas pelos estudantes, com lançamento previsto para 25 de janeiro de 2014 – no 460º aniversário da cidade de São Paulo.

Leia também:

Em aula do Repórter do Futuro, vereador Nabil Bonduki diz que o Plano Diretor definirá a “cidade que queremos”

Para vereador, trecho Norte do Rodoanel, cujas obras começam nesta terça (12), desrespeita o Plano Diretor

Confira a programação completa aqui.

Sobre o curso

O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, que integra o Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, NH Photos – Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie. As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade” do Professor Chaparro também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para seu êxito.
 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online