11/03/2013
O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter realizou sua terceira aula no sábado, 9, com palestra e conferência de imprensa sobre o Novo Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo, tendo como convidado o vereador Nabil Bonduki (PT). Arquiteto e urbanista, Bonduki foi o relator do Plano Diretor de 2002 – aprovado na gestão da prefeita Marta Suplicy.
Em sua palestra, o vereador enfatizou que o Plano Diretor é a ferramenta que permite definir “a cidade que queremos”.
Para Bonduki, cabe ao Plano não apenas estabelecer as bases para o desenvolvimento da cidade como, principalmente, definir o perfil do espaço público paulistano. “Para efeito de comparação, o Vale do Anhangabaú – que está no coração da cidade –, sofreu quatro grandes transformações desde a sua criação. Até o século 19 era uma fazenda de chá, daí o nome do viaduto que une o Centro Velho ao Centro que se expandiu em direção à Praca da República. Nos anos 1910, ali foi criado um parque belíssimo, voltado à circulação de pessoas e ao lazer. Com o plano de avenidas dos anos 1940, virou corredor de automóveius, fazendo a ligação diametral Norte-Sul. Na gestão Luiza Erundina foi construída a via de circulação veicular subterrânea atual, permitindo que em cima se restabelecesse um espaço destinado aos pedestres.”
Com esse objetivo, é essencial estimular a participação da sociedade civil e do cidadão nas audiências públicas que debaterão o Novo Plano Diretor. Na Câmara, os debates sobre a revisão do Plano terão início em abril. A votação está prevista para agosto.
Nabil Bonduki criticou o desenvolvimento da capital nos últimos anos, dizendo que ele acentuou a ideia de uma cidade para carros e não para pessoas. “É preciso retomar a proposta do Plano Diretor de 2002, que determina a construção de novos corredores de ônibus para melhorar a circulação de um grande número de pessoas em vez de abrir novas avenidas com o objetivo de acomodar um número cada vez maior de carros particulares nas ruas”, disse.
Finalmente, Bonduki abordou a proposta do Arco do Futuro, projetado pela Prefeitura. “A ideia básica é criar uma nova estruturação da cidade, voltada para melhorar a autonomia de serviços e oferta de empregos nos 96 distritos da capital, rompendo com o conceito de cidade concêntrica focada no chamado centro expandido.”
No sábado, aula discutirá São Paulo através da fotografia
O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, uma parceria da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo com a OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e a Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, prossegue até o dia 27 de abril. No sábado, 16, receberá os fotógrafos Ed Viggiani e Marlene Bergamo para discutir o tema “São Paulo em imagens – Como construir a memória fotográfica da cidade”. A aula tem iníco às 9 horas, na sala Oscar Pedroso Horta, com transmissão online pelo Portal da Câmara Muncipal de São Paulo.
Livro mostrará o curso por dentro
O curso, de complementação universitária em jornalismo, teve início em 23 de fevereiro e prossegue até 27 de abril – sempre aos sábados, para não coincidir com as atividades dos estudantes em suas faculdades. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo produzirá um livro contendo a íntegra das palestras e sínteses das entrevistas realizadas pelos estudantes, com lançamento previsto para 25 de janeiro de 2014 – no 460º aniversário da cidade de São Paulo.
Sobre o curso
O 6º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, que integra o Projeto Repórter do Futuro, é organizado pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e ABRAJI – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, Matilha Cultural, NH Photos – Nivaldo Silva, KBR TEC Soluções Online e da Coordenação dos principais Cursos de Jornalismo de São Paulo: ECA/USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Cásper Líbero, PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie. As revistas Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí, Samuel e o blog “O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade” do Professor Chaparro também emprestam seu prestígio a esta iniciativa e colaboram de diversas formas para seu êxito. |