Segunda-feira, 06 de Maio de 2024 Pesquisa no site
 
A OBORÉ
  Abertura
  Histórico
  Missão
  Frentes de Trabalho
  Parceiros
  Prêmios
  Fale Conosco
  Galeria de Fotos
Núcleo de Rádio
Núcleo de Cursos
Núcleo de Gestão da Informação
Notícias
Atividades Especiais
  SESSÃO AVERROES de maio apresenta o longa japonês ‘Depois da vida’

  12/05/2009


A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Hospital Premier/Grupo MAIS e com a OBORÉ, exibe na SESSÃO AVERROES do dia 25 de maio o longa japonês “Depois da vida” (Kirokazu Kore-eda, 1998). A projeção será seguida de Mesa de Reflexão com a presença de Marcelino Freire, poeta e escritor pernambucano, e Adélia Prado, escritora e poetisa (a confirmar).  A mediação será de Maria Goretti Maciel, médica, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANPC), coordenadora do Programa de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE/SP) e diretora técnica do Premier. O título da sessão alude ao filósofo Averroes, nascido em Córdoba, na Espanha muçulmana, em 1126, considerado um dos pais da Medicina.

Destinadas sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, as SESSÕES AVERROES acontecem mensalmente, sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguidas de debate com críticos de cinema, profissionais da saúde e jornalistas. São co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Em abril, sessão abordou indústria de medicamentos e ética nas pesquisas 

No dia 27 de abril, a SESSÃO AVERROES apresentou o longa dirigido por Fernando Meirelles “O jardineiro fiel”, estrelado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz.  A obra, de 2005, conquistou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante para de Rachel Weisz, além do  Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro. O filme de Meirelles foi escolhido para  a Sessão por incentivar reflexões sobre a indústria farmacêutica e o uso racional de medicamentos.

Como acontece mensalmente, a projeção foi precedida de uma visita às instalações técnicas da Cinemateca. Um grupo de  dezenove convidados acompanhou atentamente as explicações detalhadas de Millard Schisler, coordenador de Preservação, que percorreu grande parte da ala reservada ao  centro de documentação e laboratório de restauração de acervos -  um dos maiores da América Latina.

Uso racional de fármacos

Durante o lanche de confraternização, foi apresentado o livro "Os fármacos na atualidade - antigos e novos desafios", publicado em 2008 pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com organização de José Augusto Cabral de Barros, Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (UFJF) e um dos fundadores da rede latinoamericana Acción Internacional para la Salud (AIS).

Os trinta exemplares gentilmente cedidos à coordenação da Sessão Averroes pela Editora da Anvisa foram oferecidos às entidades e instituições  presentes ao evento através do sanitarista José Ruben de Alcântara Bonfim, autor da orelha do livro de Cabral de Barros e convidado para a Mesa de Reflexão, coordenada pelo cardiologista Ricardo Tavares, diretor do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e membro da Diretoria Clínica do Hospital Premier.  José Ruben, que participou do grupo fundador da Sobravime - Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos, foi seu presidente por duas gestões e ocupa atualmente o cargo de secretário executivo.  


Saiba mais 


FLYER DE MAIO DA SESSÃO AVERROES 


QUEM SÃO OS CONVIDADOS DA SESSÃO AVERROES DE 25 DE MAIO 

Adélia Prado ( a confirmar )  
Professora, escritora e poetisa mineira. Publicou dezenas de livros dentre os quais Manuscritos de Felipa, Oráculos de maio (1999) e Filandras (2001).  Deus é personagem principal em sua obra, como a fé católica, a reza e a lida cristã. Por considerar  o cotidiano a própria condição da literatura, estão nos textos da autora temas recorrentes da vida de Divinópolis, sua terra natal: a moça que arruma a cozinha, a missa, um certo cheiro do mato, a gente do lugar. 

Marcelino Freire
Escritor, contista e editor pernambucano. Vive em São Paulo desde 1991 e é autor dos livros Angu de Sangue (2000), BaléRalé (2003), Contos Negreiros (Prêmio Jabuti 2006) e RASIF - Mar que Arrebenta (2008). Foi o organizador da antologia "Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século" (2004), reunindo 100 autores em microcontos inéditos de até 50 letras. Criador  de vários eventos literários, como a Balada Literária - que desde 1996 reúne dezenas de escritores nacionais e internacionais pela Vila Madalena. Mantém o blog eraOdito, apontado como um dos mais influentes da rede.

SOBRE O FILME

Depois da vida (Wandâfuru raifu), de Hirokazu Kore-Eda.
Japão, 1998, 35mm, cor, 118’. Legendas em português. Exibição em DVD

Numa espécie de purgatório, os recém-falecidos são auxiliados por guias espirituais na tarefa de selecionar um único momento de suas vidas para ser recriado em filme. Esta será a única memória de suas vidas que poderão levar para o além.



Anote na agenda 

Próxima SESSÃO AVERROES - CINEMA E REFLEXÃO

Sempre às 19h da última segunda-feira de cada mês:
29 de junho: O signo da cidade ( Carlos Alberto Riccelli, Brasil, 2008)   
27 de julho: O escafandro e a borboleta ( Julian Schnabel, França/EUA, 2007)   

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
[próximo ao metrô Vila Mariana, DETRAN e Instituto Biológico]
Entrada franca
Informações: (11) 3512.6111 r 215
www.cinemateca.gov.br 

 
 
 
   
  » Indique essa página a um amigo
 
 
 
Avenida Paulista, 2300 | Andar Pilotis | Edifício São Luis Gonzaga | 01310-300
São Paulo | SP | Brasil | 55 11 2847.4567 | (11) 99320.0068 |
obore@obore.com

Desenvolvimento

KBR Tec - Soluções Online