O texto que segue, produzido pelo diretor da OBORÉ, Sergio Gomes, foi publicado no jornal OPASQUIM21, edição 83, e tem a ver com a repercussão dada pela Folha de S. Paulo à notícia de que o Governo Federal promoverá avisos de habilitação para rádios comunitárias em cerca de 600 localidades inseridas no Programa Fome e onde ainda não haja nenhuma emissora de rádio. Segue ainda o link da palestra do jornalista Nivaldo Manzano, no Seminário Comunicação a Serviço do Brasil Rural: experiências, dilemas e perspectivas em que ele afirma: ´´a rádio comunitária é o principal instrumento de mudança social, não há que se pensar em esquemas grandiosos, centralizados, como televisão ou jornais que são feitos nas capitais e no interior. Isso não tem nenhum alcance, as pessoas infelizmente não lêem. O rádio é o principal meio de comunicação que nós temos que valorizar´´.
Nesta semana, você ouve reportagem sobre o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pela Contag, no dia 3 de outubro, contra a Medida Provisória que libera o cultivo para esta safra.
A cidade mineira de Ouro Preto sedia, de 8 a 10 de outubro, o 1º Encontro Nacional das Rádios e TVs das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), promovido pela Andifes e pelo Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais. O evento conta com 90 participantes de diferentes IFES e das instituições públicas de ensino superior mineiras.
A Professora Gisela Ortriwano do Departamento de Jornalismo da ECA/USP está internada em estado grave no Hospital da USP em São Paulo e necessita de doação de sangue. Os doadores devem ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e boas condições de saúde.
Organizações, igrejas e associações vão realizar, na próxima semana, em todo o país, atividades especiais em comemoração à Semana Nacional de Mobilização para a Superação da Miséria e da Fome. A iniciativa é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Rede Nacional de Mobilização Social (COEP) e Governo Federal.
Ocorreu na semana passada, durante os dias 1º e 3 de outubro, a VI Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde (COMSAÚDE 2003), organizada pela Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Associação Saúde da Família e OBORÉ. Acompanhe a cobertura dos debates de abertura, dos dias 2 e 3: