Demorou, mas enfim, a Anatel respondeu, à pergunta ´´Cadê canal para a Capital?´´ que se refere a falta de um canal específico para as rádios comunitárias na região metropolitana de São Paulo. Em reunião na Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de São Paulo, nesta quarta (5), o representante da Anatel, Yapir Marotta, assegurou que no início do segundo semestre de 2004 as emissoras comunitárias terão seu espaço garantido no dial, possivelmente no canal 198.
Lideranças nacionais como João Pedro Stédile, da Coordenação Nacional do MST, Gustavo Petta, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Antonio Carlos Spis, diretor de Comunicação da CUT, participam das atividades da Jornada pela Democratização da Mídia em novembro. As manifestações acontecem em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo e contarão também com a participação de jornalistas internacionais.
O segundo encontro ´´Cadê canal para a Capital?´´ que indaga da Anatel o por quê da demora em se designar um canal exclusivo para as rádios comunitárias na região metropolitana de São Paulo, já está marcado. Será no próximo dia 5, na Câmara Municipal de São Paulo. Foram confirmadas as presenças de Marconi Thomaz de Souza Maya, Superintendente Substituto de Serviços de Comunicação de Massa, e Yapir Marotta, Gerente Geral de Planejamento e Regulação.
O jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, foi indicado para compor, no triênio 2003/2006, o Comitê Acadêmico da Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. A cerimônia de posse, com a presença do magnífico reitor da UMESP, Prof. Dr. Davi Barros, será no próximo dia 10 de novembro, às 14 horas.
Com o tema ´´A Educomunicação como política pública´´ será realizado, no próximo dia 8 de novembro, em São Paulo, o I Simpósio Brasileiro de Educomunicação. O evento acontecerá em 14 pontos diferentes da cidade, em dois momentos, e mobilizará as escolas que estão matriculadas ou que já receberam a capacitação oferecida pelo projeto educom.rádio.
A Cidade do Conhecimento - um programa do Instituto de Estudos Avançados da USP que promove a criação, a incubação e o desenvolvimento de projetos por meio de redes digitais colaborativas - realiza, no próximo dia 1º de novembro, a cerimônia ´´Cidade Aberta´´, quando serão anunciados os vencedores do ´´Prêmio Jair Borin de Mídia Crítica´´ e do ´´Concurso de Redação Geração Digital 2003´´, assim como os resultados parciais do programa ´´Educar na Sociedade da Informação´´.