| Reunião da Comissão Organizadora das homenagens aos 30 anos da morte de Vladimir Herzog, dia 30 de agosto, no Sindicato dos Jornalistas. À partir da esq.: Sergio Gomes, João Batista de Andrade, Secretário de Estado da Cultura, o maestro Martinho Lutero, Elifas Andreato e Pola Galé |
A idéia das homenagens partiu de um grupo de jornalistas, presos na mesma época da morte de Herzog, que se autoconvocou para lembrar o marcante episódio da história recente do país. O objetivo é envolver os mais diversos segmentos da sociedade civil nas atividades. Participam da Comissão, coordenada por Audálio Dantas, jornalista, escritor, ex-deputado federal e presidente do Sindicato quando Herzog foi morto, os jornalistas Rodolfo Konder, Marco Antonio Rocha, Paulo Sergio Markun, José Vida Pola Galé, Ricardo Moraes, Duque Estrada, Marinilda Marques, Frederico Pessoa da Silva, Sergio Gomes, Anthony Cristo, Diléa Frate, Luis Weiss.
Além desses jornalistas, também fazem parte da Comissão, que se reúne semanalmente desde março, o Secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, que está produzindo um filme sobre Vladimir Herzog; José Gregori, Presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH); Elifas Andreato, artista plástico autor da escultura do Prêmio; o historiador José Luiz del Roio; Silvio Band, produtor de cinema; o jornalista Florestan Fernandes Junior; Ciro Pedroza, assessor de Comunicação da Presidência do Parlatino; Martim Sampaio, representante da OAB/SP e presidente do Canal Comunitário; e o Maestro Martinho Lutero, diretor artístico do Coral Luther King, Associazone Culturale Cantosospeso de Milão, Itália, e do Fórum Coral Mundial.
Constam da agenda de homenagens exposições de artes plásticas e de fotografia; sessões solenes nas Câmara Municipais, Assembléias Legislativas e Senado; leitura de textos nos espetáculos teatrais; ciclos de cinema com filmes da época; palestras nas faculdades de Jornalismo. O ponto alto das homenagens promete ser o Ato Inter-religioso reunindo representantes de diversas religiões na Catedral da Sé, no dia 23 de outubro, às 16 horas. O Fórum Coral Mundial participa do Ato reunindo, segundo previsão de sua coordenação, mais de mil vozes no concerto "Pax e Direitos Humanos".
Diversas formas de homenagear Herzog
A TV Cultura já há três meses veicula, quinzenalmente, no Jornal da Cultura, matérias sobre o caso Herzog. A emissora está produzindo um documentário que será exibido na semana das homenagens e cobrirá o Ato Inter-religioso na Catedral da Sé.
A OAB/SP também participa das atividades indicando advogados especializados na área de Direitos Humanos para participar de debates e realizando atos em suas seccionais. A entidade homenageará ainda os advogados que defenderam os presos políticos. no período da ditadura.
As coordenadoras do Museu da Pessoa, Carolina Misorelli e Immaculada Lopez, estão produzindo um vídeo-documentário com entrevistas de pessoas que acompanharam de perto os acontecimentos dessa época. O Museu da Imagem lanç