Entre os dias 28 de abril e 3 de maio, a jornalista pernambucana Ciara Carvalho, do Jornal do Commércio (Recife), vencedora do 35º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria Internet, e as estudantes de jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marina Mori e Mariana Ceccon, vencedoras do 5º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, visitaram a África do Sul para um passeio educativo.
Integraram o grupo os jornalistas Ana Lúcia Andrade, do Recife, Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog, e Ana Luisa Zaniboni Gomes, curadora dos Prêmios Vladimir Herzog e Jovem Jornalista e representante das entidades organizadoras.
Em visita a Pretória, no dia 29, a delegação esteve reunida com Helena Hoedl, diretora local do Centro de Informação das Nações Unidas; Katherine Liao, coordenadora do Escritório Regional Sul Africano do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, e Tina Ghelli, representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para Assuntos dos Refugiados. O encontro discutiu a atual situação da África do Sul, que neste ano comemora 20 anos de democracia no país. O