“O Chaparro é um estupendo maestro, um mestre. É um professor que criou e ensinou um estilo de jornalismo democrático e generoso que respeita o leitor e a população”. Foi assim que o curador do Prêmio Averroes e senador da república italiana, José Luiz Del Roio definiu o trabalho do jornalista e livre docente da ECA-USP Manuel Carlos Chaparro, que recebeu o Prêmio Averroes 2012 no sábado, 15 de setembro, na Câmara Municipal.
Desde 2008, a premiação homenageia profissionais que sejam pioneiros e compartilhadores de conhecimento nas suas áreas de atuação. Fruto da exitosa parceria entre Hospital Premier, Cinemateca Brasileira e OBORÉ, o Prêmio Averroes faz parte do Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer, que em sua 5ª edição aconteceu de 3 a 7 de setembro, na Cinemateca Brasileira.
Chaparro ganhou o Troféu Averroes, elaborado pelo artista plástico Jaime Prades e uma viagem com acompanhante para Córdoba, terra do filósofo que dá nome ao Prêmio. Humilde, ele revelou que se incomodou com a homenagem, mas reconheceu a importância do seu trabalho. “Você aprende nas redações que título tem que ter verbo. E ninguém explica por que. Ninguém explica que se você for criativo pode ter melhores resultados do que se seguir as regras. Essa inquietação eu sempre procurei passar para os meus alunos.”
Leia também
V Ciclo de Cinema e Reflexão se encerra com diálogo sobre a paz entre os povos
Ideias e caminhos
O professor lembrou a importância do estudo para compreender a complexidade do Jornalismo. “É simples escrever, mas a importância do Jornalismo na sociedade, nas relações sociais, na deflagração e na solução dos conflitos, na capacitação dos grupos sociais organizados para agirem e interagirem no mundo, o tornam uma atividade complexa no seu conjunto. E isso exige estudo.”
O repórter português ganhou três Prêmios Esso com reportagens no jornal “A Ordem”, de Natal (RN), na década de 60. Ele também fundou uma das primeiras agências de assessoria de imprensa do Brasil, a PROAL, mas só aos 45 anos ingressou no curso de Jornalismo da ECA-USP. Na mesma instituichr3