13/09/2006

Sindicato promove workshop sobre organização dos jornalistas na Itália e no Brasil

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas, promovem nesta sexta-feira, 15/09, o II Workshop da Imprensa Brasileira, Italiana e Ítalo-Brasileira. O evento conta também com a parceria da Associação dos Correspondentes Estrangeiros e da Associação dos Jornalistas Italianos no Brasil.

Participarão do encontro o presidente da Ordem dos Jornalistas da Itália, Lorenzo Del Boca, os diretores Ennio Bartolotto, Stefano Gallizzi e o coordenador dos jornalistas italianos no mundo, Franco Po, além do presidente da FENAJ, Sérgio Murilo e da diretoria do Sindicato de São Paulo.

O objetivo do Workshop é apresentar aos jornalistas brasileiros a experiência italiana sobre a regulamentação da profissão de jornalista e a organização da categoria. Serão debatidos temas como a formação profissional, o registro na Ordem dos Jornalistas na Itália e questões como o diploma, a lei de imprensa e a liberdade de expressão.

Estes assuntos estão em pauta no Brasil, principalmente neste momento em que se discute a formação profissional e a Lei de Imprensa entre nós. Assim, conhecer a como funciona a profissão em outros países é muito importante para enriquecer o debate entre nós, afirma José Augusto Camargo, Presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

O II Workshop, que faz parte das comemorações oficiais do aniversário de sessenta anos de fundação da FENAJ, será realizado no auditório da FIESP (Federação das Indústrias no Estado de São Paulo), na Avenida Paulista, 1313, 15º andar, das 9h às 18h. A entrada é franca mas as inscrições deverão ser feitas no próprio dia.

Programação:

8 h - credenciamento e welcome coffee

(café, água, suco, petit fours , bolos e salgados)

9 h - Abertura oficial

Saudações dos profissionais

Sérgio Murilo - FENAJ

Lorenzo Del Boca - ODG

José Augusto Camargo - Sindicato dos Jornalistas - SP

Veronica Goyzueta - ACE

Venceslao Soligo - ASIB

Saudação das autoridades presentes

Fiesp

Consulado da Itália

Instituto do Comércio Exterior

Instituto Italiano de Cultura

Agência ANSA

10 h - A organização profissional do jornalista na Itália

Temas centrais:

- A organização e o registro na Ordem dos Jornalistas na Itália

- A formação profissional na Itália

- Legislação italiana de imprensa e comunicação

- Servi&c