12/04/2012

Sessão Averroes revive os tempos áureos de Copacabana em premiado longa de Carla Camurati

SESSÃO AVERROES DE CINEMA E REFLEXÃO
30 de abril de 2012 
CINEMATECA BRASILEIRA
 

Destinada a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto de parceria entre a Cinemateca, o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês. 

Batizado em alusão ao filósofo espanhol Averroes, considerado um dos pais da medicina, o projeto debate a condição humana, a vida e sua terminalidade. Em abril, a atração é o longa-metragem Copacabana, de Carla Camurati. 

Nesta comédia, o ator Marco Nanini interpreta um veterano fotógrafo que, às vésperas de completar 90 anos, revisita antigos fatos de sua vida, tendo como cenário o lendário bairro carioca. 

A projeção é seguida de debate conta com a presença da própria cineasta Carla Camurati. Além dela, compõem a mesa Luiz Roberto Ramos, coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento (Unifesp), e o jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e consultor de análise e planejamento do Hospital Premier/Grupo MAIS. 

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com o apoio do Instituto de Psicologia da USP, da Unifesp, da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Mais informações no site www.cinemateca.gov.br

ENTRADA FRANCA
 
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
 
 
PROGRAMAÇÃO | 30.04 | SEGUNDA | SALA CINEMATECA BNDES
 
19h00 COPACABANA | DEBATE COM CARLA CAMURATI, LUIZ ROBERTO RAMOS E SERGIO GOMES
 
 
FICHA TÉCNICA E SINOPSE
 
Copacabana, de Carla Camurati
Rio de Janeiro, 2001, 35mm, cor, 100’
Marco Nanini, Laura Cardoso, Walderez de Barros, Myrian Pires
Comédia sobre a vida e a velhice nos dias atuais, tendo como cenário o célebre bairro carioca. Às vésperas de completar 90 anos, um veterano fotógrafo parece subitamente tomado pelo passado. Ele volta ao tempo e revisita episódios profissionais e afetivos de sua vida. Aos poucos, suas lembranças e a história do bairro se misturam, formando um painel da vida de Copacabana e do país desde o início do século. 

Não indicado para menores de 14 anos

 
 
DEBATEDORES
 
CARLA CAMURATI – Após uma premiada carreira como atriz de televisão nos anos 1980 atuando em novelas como Brilhante (1981), Sol de verão e Livre para voar (1984), Carla Camurati lan&