09/10/2015

Sessão Averroes exibe o premiado Janela da Alma, de João Jardim e Walter Carvalho

SESSÃO AVERROES DE CINEMA E REFLEXÃO    
13 de outubro | terça-feira | 19h
Cinemateca Brasileira | Sala BNDES

 
A SESSÃO AVERROES é um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria da entidade com a OBORÉ e o Hospital Premier. Batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, as sessões acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00, e destinam-se a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde e ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida.  Excepcionalmente, neste mês, por motivo de agenda das salas de exibição, a atividade foi antecipada. 

A atração de outubro é o documentário JANELA DA ALMA, de João Jardim e Walter Carvalho (Brasil, 2001). A exibição é seguida de Mesa de Reflexão com a presença do filósofo, jornalista e professor Jorge Cláudio Ribeiro e mediação do jornalista Sergio Gomes.

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. ENTRADA FRANCA.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE
 

Janela da Alma.  Direção: João Jardim e Walter Carvalho | Brasil, 2001, cor, 1h13min | exibição em DVD.  

O documentário investiga os sentidos do olhar e propõe uma reflexão sobre a cultura audiovisual contemporânea e o excesso de informações audiovisuais a que estamos expostos no cotidiano. Os diretores entrevistam cerca de 20 pessoas que têm diferentes relações com a visão - cegos, míopes, estrábicos e também profissionais que trabalham com o olhar tais como o escritor José Saramago, o cineasta Wim Wenders, a atriz Marieta Severo e o músico Hermeto Pascoal, que dão depoimentos revelando sua percepção do mundo. O filme foi premiado no Festival do Ceará 2001, na Mostra BR de Cinema de SP 2001 e no Festival de Cinema Brasileiro de Paris 2002.

Mesa de Reflexão  | Convidados
 
Jorge Cláudio Ribeiro  - Filósofo, jornalista e editor. Professor livre-docente e titular em Ciência da Religião pela PUCSP, onde leciona desde 1976. É diretor dos filmes documentários “Não se cala a consciência de um povo” (1979), sobre a invasão policial da PUC, em 1977, e Tuca Videobra (1984), sobre o incêndio do TUCA, em 1984.

Sergio Gomes -  Jornalista, diretor da OBORÉ e consultor de análise e planejamento de Comunicação em Políticas Públicas e Sociais. Desde 2008, integra a equipe de consultores do Hospital Premier, onde contribui na orientação de atividades educativas e culturais voltadas a discutir as políticas públicas nas áreas do envelhecimento, terminalidade da vida e cuidados paliativos. [mediação]

-->