27/11/2010

Sessão Averroes exibe o longa Vênus, de Roger Michell, dia 29, na Cinemateca Brasileira

A SESSÃO AVERROES exibiu, na segunda-feira, 29 de novembro, às 19h, o longa VÊNUS, de Roger Michell (Reino Unido/EUA, 2006). 

Nesta produção, o mesmo diretor de Um lugar chamado Notting Hill  narra a história de dois amigos e veteranos atores ingleses que vêem suas rotinas abaladas com a presença de uma jovem. Maurice e Ian vivem uma velhice solitária até que a sobrinha-neta de Ian, Jessie, passa a cuidar do tio-avô e desperta uma paixão em Maurice. O envolvimento entre os dois constrói uma relação pouco romântica, complexa e egoísta, na qual ela busca atenção e ele, a jovialidade perdida. Assim, o filme retrata as delícias e mazelas da maturidade e do envelhecimento, contrapondo o vigor da juventude à fragilidade da velhice. 

A projeção foi seguida de Mesa de Reflexão com a Dra. CARMITA ABDO, Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –  FMUSP, com o Dr. LUIZ ROBERTO RAMOS, Livre-Docente em Geriatria na Unifesp e Professor Titular do Departamento de Medicina Preventiva e que desde 1991 dirige o Centro de Estudos do Envelhecimento e coordena o primeiro estudo brasileiro de corte com idosos residentes na comunidade (Projeto Epidoso) e a DRA DALVA YUKIE MATSUMOTO, médica oncologista da equipe do Hosptial do Servidor Público Municipal de São Paulo. A coordenação da mesa foi do Dr. David Braga Jr., do Hospital do Servidor Público Estadual – HSPE/SP e Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Grupo MAIS / Hospital Premier. 

Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ e tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana,  a vida e sua terminalidade. É aberta ao público e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro.

O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média.

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), Academia Nacional de Cuidados Paliativos e Instituto Paliar.

Mais informações:
www.cinemateca.gov.br

Sessão de Cinema

-->