31/05/2010

Sessão Averroes exibe documentário sobre o fim da vida, produzido pela BBC de Londres. Hoje, às 19h, na Cinemateca Brasileira.

Fruto da parceria entre Cinemateca Brasileira, Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ,  a SESSÃO AVERROES de maio exibe hoje, dia 31, o documentário “O fim da vida”, produzido em 1998 pela BBC de Londres. Exibe também o vídeo com depoimento do médico escocês Derek Doyle, autor do livro “Bilhete de Plataforma – Vivências em Cuidados Paliativos”, em lançamento durante o evento, e o concerto Siete Caminos, do musicista  Emiliano Castro.    

Participam da Mesa de Reflexão Marco Tullio de Assis Figueiredo (Troféu Averroes 2008), Doutor em Patologia, organizador e ex-professor das disciplinas eletivas de Cuidados Paliativos e de Tanatologia da Unifesp , Titular do Curso de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), membro fundador da International Association for Hospice and Palliative Care (Houston-USA), e Maria da Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo, psiquiatra e psicoterapeuta, docente das disciplinas de Tanatologia, Cuidados Paliativos, Bioética e Fundamentos Humanísticos da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG). A mediação é de David Braga Jr., médico especializado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/HC-USP),  integrante da equipe do Projeto Sentinela do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Grupo MAIS.  

O título da Sessão alude ao filósofo, jurista e médico nascido em Córdoba, em 1126 - à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas – e reconhecido como um dos pais da Medicina. Foi o principal intérprete da obra de Aristóteles, o que influenciou toda a filosofia muçulmana, judaica e cristã da Idade Média. 

Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES tem o objetivo de refletir, examinar e debater a condição humana,  a vida e sua terminalidade. É aberta ao público e acontece sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. São apoiadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro. 

Mais informações: www.obore.com

SESSÃO AVERROES - CINEMA E REFLEXÃO

31 DE MAIO - 19H - CINEMATECA BRASILEIRA
LARGO SENADOR RAUL CARDOSO, 207 - VILA CLEMENTINO
www.cinemateca.gov.br

 

• O FIM DA VIDA [Inglaterra, 1998, 50 minutos]
D