Celebridade do mundo do jornalismo e da moda, Jean-Dominique Bauby, em interpretação excelente do ator Mathieu Amalric, é editor da revista Elle. Após sofrer um derrame cerebral aos 43 anos, Bauby acorda acometido de uma rara paralisia, restando-lhe um único movimento no corpo que é o do olho esquerdo. Com isso, o protagonista enfrenta o desafio de criar um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.
Este breve resumo nem de longe consegue emoldurar o cenário e a trama dramática criada pelo diretor Julian Schnabel em seu mais recente longa O escafandro e a borboleta, produção franco-americana de 2007 que foi exibida na sessão AVERROES do dia 27 de julho, na sala Petrobras da Cinemateca Brasileira.
Da Mesa de Reflexão participaram a terapeuta ocupacional Solange Tedesco, coordenadora do serviço de Terapia Ocupacional do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) e o professor e jornalista Manuel Carlos Chaparro, livre-docente da ECA-USP. A mediação foi de Marilia Bense Othero, coordenadora do Setor de Terapia Ocupacional do Hospital Premier e da São Paulo Internações Domiciliares.
Destinada sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é aberta ao público e acontece mensalmente, sempre às 19h da última segunda-feira de cada mês, seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. Trata-se de uma atividade conjunta realizada em parceria pelo Hospital Premier, Cinemateca Brasileira e OBORÉ. São co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. As sessões são precedidas de visita monitorada (17h00) por toda a Cinemateca, incluindo a área técnica de restauro.
SESSÃO AVERROES - CINEMA E REFLEXÃO
O ESCAFANDRO E A BORBOLETA, de Julian Schnabel
França/EUA, 2007, cor, 112”
27 de julho de 2009, 19h
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
[próximo ao metrô Vila Mariana, DETRAN e Instituto Biológico]
Entrada franca
Informações: (11) 3512.6111 r 215
www.cinemateca.gov.br
Saiba quem é
SOLANGE TEDESCO - Terapeuta Ocupacional com Especialização em Terapia Ocupacional em Saúde Mental pelo Departamento de Psicologia da UNIFESP/ EPM e em Terapia Ocupacional Psicodinâmica pelo Centro de Especialidade em Terapia Ocupacional (CETO). Mestre em Saúde Mental e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências, pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP/ EPM. Docente e Supervisora do Estágio da Gradua&