30/04/2009

Sessão Averroes discute sobre o uso racional de medicamentos


A Sessão Averroes do dia 27 de abril, na Cinemateca Brasileira, apresentou o longa dirigido por Fernando Meirelles “O jardineiro fiel”, estrelado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz.  A obra, de 2005, conquistou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante para Rachel Weisz, além do  Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro.O filme de Meirelles foi escolhido para  a Sessão por incentivar reflexões sobre a indústria farmacêutica e o uso racional de medicamentos.

A projeção foi precedida de uma visita às instalações técnicas da Cinemateca. Um grupo de  dezenove convidados acompanhou atentamente as explicações detalhadas de Millard Schisler, coordenador de Preservação, que percorreu grande parte da ala reservada ao  centro de documentação e laboratório de restauração de acervos da Cinemateca - um dos maiores da América Latina. 

Durante o lanche de confraternização, foi apresentado o livro "Os fármacos na atualidade - antigos e novos desafios", publicado em 2008 pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com organização de José Augusto Cabral de Barros, Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG (UFJF) e um dos fundadores da rede latinoamericana Acción Internacional para la Salud (AIS). 

Os trinta exemplares gentilmente cedidos à coordenação da Sessão Averroes pela Editora da Anvisa foram oferecidos às entidades e instituições  presentes ao evento através do sanitarista José Ruben de Alcântara Bonfim, coordenador executivo da Sobravime - Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos e convidado para a Mesa de Reflexão.     

Sobre a Sessão Averroes

O atendimento à saúde sob o prisma dos cuidados paliativos vem ganhando espaço no Brasil. Focada no bem-estar do paciente, geralmente idosos ou enfermos em fase terminal, essa nova abordagem interdisciplinar da medicina procura oferecer todo o atendimento possível com o principal objetivo de suavizar o sofrimento e a dor, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.

Visando disseminar e ampliar essa discussão, o Premier Residence Hospital - que já há cinco anos atua a partir dos conceitos dos cuidados paliativos - em parceria com a Cinemateca Brasileira e a OBORÉ, vêm promovendo sempre na última segunda-feira de cada mês, às 19h, a Sessão Averroes: projeções de filmes