Em outubro, a SESSÃO AVERROES aborda a reconciliação familiar em fases de enfermidade a partir da exibição do filme “História Real”, de David Lynch.
A exibição, seguida de Mesa de Reflexão, acontece às 19h do dia 15 (terça), na Sala Petrobrás da Cinemateca Brasileira - excepcionalmente antecipada devido a interrupção das sessões em agosto e setembro, por conta da realização do VI Ciclo de Cinema e Reflexão: Aprender a Viver, Aprender a Morrer.
Os convidados para a conversa são Dalva Matsumoto, oncologista e paliativista, coordenadora da Assistência Domiciliária e da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e diretora clínica do Hospital Premier, e Silvana Tótora, professora do Departamento de Política da PUCSP, onde é docente nos programas de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais e em Gerontologia e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP).
“História Real” relata, com beleza e delicadeza emocionantes, a viagem de um velho fazendeiro americano que parte em busca de seu irmão, com quem não fala há anos, mas porque soube que está doente, quer reencontrá-lo para que possam se reconciliar.
Sobre a Sessão
Atividade permanente da Cinemateca desde 2009, a SESSÃO AVERROES é fruto da parceria entre Cinemateca, Hospital Premier e OBORÉ. As sessões acontecem na última terça-feira do mês, às 19h.
A exibição é seguida de mesa de reflexão com convidados das mais diversas áreas do conhecimento. A atividade propõe-se a refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.
Esta SESSÃO conta com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
Destinada a profissionais e estudantes das áreas da saúde, comunicação e humanidades, e a todos os interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade, a Sessão Averroes de Cinema e Reflexão já atraiu mais quatro mil pessoas de cerca de 150 diferentes instituições, e contam com a participação do que há de mais destacado no mundo das artes, das ciências, do jornalismo, do cinema e da medicina em suas diversas mesas de reflexão. -->