Fruto de acordo de cooperação estabelecido entre Hospital Premier, OBORÉ e Cinemateca Brasileira, a Sessão Averroes apresenta, dia 30 de março, às 19 horas, a produção espanhola Minha vida sem mim, de Isabel Coixet.
A projeção será seguida de Mesa de Reflexão com os convidados André Klotzel, cineasta que acumula em sua trajetória cinematográfica importantes obras como os longas Memórias Póstumas (2001), Capitalismo Selvagem (1993) e A Marvada Carne (1985), e Luiza Sterman Heimann, médica sanitarista e diretora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, um dos órgãos de referência em Saúde Coletiva do país. A mediação será de David Braga Jr, médico, coordenador geral do Grupo MAIS e responsável pela implementação de seu Núcleo de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional.
Por tratar-se de uma atividade de formação, David Braga também apresentará breve resumo do filme Uma Lição de Vida, de Mike Nichols, projetado na Sessão Averroes de dezembro de 2008. “Ambos tratam de casos clínicos semelhantes, mas com abordagem clínica, diagnóstica e terapêutica diferentes. Eles nos permitem comparações, análises e reflexões sobre o processo de tomada de decisão e conduta diante de situações catastróficas enfrentadas cotidianamente por pacientes, médicos e equipes de saúde”, destaca Braga, que além de mediador da mesa é o curador desta sessão.
Destinada, sobretudo a médicos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, comunicadores, cineastas e estudantes dessas áreas, a sessão é gratuita e aberta à participação de todos que tenham interesse em aprofundar estudos sobre os Cuidados Paliativos.
As Sessões Averroes acontecem sempre na última segunda-feira de cada mês, às 19h, seguidas de debate com críticos de cinema, profissionais da saúde e jornalistas, com o principal objetivo de apoiar conversas técnicas, reflexões e debates da área da saúde a partir de grandes obras do cinema nacional e internacional.
As sessões são sempre precedidas de visita monitorada, às 17 horas, pelas diversas salas de projeção, foyer, alas administrativas, biblioteca, centro de documentação e laboratório de restauração de acervos da Cinemateca - um dos maiores da América Latina. A visita é conduzida pela diretora técnica da entidade, a cineasta Olga Futemma.