A Mesa de Reflexão esteve composta pela arquiteta e urbanista Rita Vaz, a médica e coordenadora geral de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Guiomar Lopes, e a geriatra do Hospital Premier Angélica Yamaguchi, que coordenou a conversa.
“Para mim, esse filme mostra que as pessoas tratam os idosos como assexuados, como se não tivessem desejos”, afirma Guiomar Lopes.
Em trecho do filme, a personagem Jeanne, interpretada pela atriz Jane Fonda, pergunta ao jovem acadêmico Dirk (Daniel Brühl) se ele incluirá um tópico sobre sexualidade em sua tese sobre colônias de idosos na Europa. Debochada, ela ri do constrangimento do rapaz quando pede a ele que pergunte sobre sua vida sexual: “Não mantenho relações sexuais regulares com meu marido. Mas me masturbo bastante”, disse ela. Menos embaraçado, Dirk pergunta com quem Jeanne fantasia em seu sexo solitário. “Às vezes com velhos conhecidos, às vezes com jovens desconhecidos. Às vezes com meu amante”, respondeu para o espanto do rapaz.
Na opinião de Rita Vaz, o longa também ajuda a fazer uma distinção entre a qualidade de vida dos velhos europeus e os brasileiros. A urbanista ressaltou as dificuldades sofridas diariamente pelos idosos que vivem na periferia de São Paulo e que dependem e