Cerca de 300 pessoas participaram, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, do 9º Encontro Estadual da RENAST (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador) e do 1º Seminário Estadual de Implementação das Resoluções da 3ªs Conferências Nacional e Estadual de Saúde do Trabalhador, realizados no município de Praia Grande (SP).
Os eventos reuniram representantes das DIR (Diretorias Regionais da Secretaria de Estado de Saúde), dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo, profissionais da Secretaria Estadual da Saúde, e delegados do Estado de São Paulo na 3ª CNST, além de membros das CISTs (Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador).
No 9º Encontro da Renast foram discutidas a implementação do SinanNet Saúde do Trabalhador, o sistema de notificação compulsória que vai centralizar os dados sobre os agravos e doenças relacionadas ao trabalho em todo o Estado de São Paulo e nos demais estados do país, e a implantação dos indicadores em Saúde do Trabalhador, que funcionarão como ferramentas de planejamento e avaliação das atividades dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador.
Já o 1º Seminário Estadual de Implementação das Resoluções das 3ªs Conferências Nacional e Estadual de Saúde do Trabalhador, organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), teve como principal objetivo dar início à elaboração do Plano do Controle Social a partir das deliberações da 3ª CNST.
A mesa de abertura do evento reuniu Marco Perez, coordenador nacional da área de Saúde do Trabalhador (Cosat), representando o ministro da Saúde Agenor Álvares, Koshiro Otani, coordenador da área de Saúde do Trabalhador no Estado de São Paulo, Eduardo Dall'Acqua, Secretário Municipal de Saúde de Praia Grande, representando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), representantes do INSS, da Fundacentro, do Conselho Estadual de Saúde (CES), do Diesat, dos usuários e das centrais sindicais CUT, CAT, CGT, CGTB e Força Sindical.
Na plenária final do seminário foi marcada para esta segunda, 11 de setembro, das 9 às 12h, na Secretaria Estadual de Saúde, a primeira reunião da Comissão encarregada de elaborar o plano. Participam do grupo: CES, Cerest/SP, DIR XV (Piracicaba), Cist, Unesp, DRT, INSS, Diesat, Fundacentro, CGTB, CUT, Força Sindical, CGT, CAT, Fórum de Patologia, Fórum Entidades Profissionais, Movimento Popular de Saúde.
A construção do plano deve levar em conta os cinco principais problemas do Estado de São Paulo apontados pelo Controle Social no seminário: agrotóxicos, LER/DORT, Saúde do Trabalhador no setor canavieiro, contaminação por substâncias químicas e a falta de estruturação da rede