Para incentivar o debate sobre as possibilidades de atuação das universidades no fomento à economia da cultura, o Seminário Nacional de Economia da Cultura e Extensão Universitária vai reunir, dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, gestores, acadêmicos, produtores culturais, artistas e integrantes de projetos de extensão com interface em Economia da Cultura.
A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC) através do Programa de Extensão Universitária (ProExt Cultura) e do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec), e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) através da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). O evento conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (Forprex). Confira aqui a programação atualizada.
Chamada pública para textos
A fim de mapear e fomentar a formação de uma rede universitária de pesquisadores, o Seminário Nacional de Economia da Cultura e Extensão Universitária está recebendo trabalhos acadêmicos que tenham como investigação o tema da Economia da Cultura. Os artigos devem acompanhar as seguintes linhas temáticas:
1. A Universidade e a Economia da Cultura
2. Incubação e Formação de Grupos de Cultura
3. Democratização do acesso à produção e à fruição culturais
4. Formação de gestores de empreendimentos na área da cultura
5. Economia da Cultura: Políticas Públicas e Modelo de Financiamento
6. A Produção Cultural da Moda
7. Economia da Cultura e Cultura Digital
8. Gestão de Equipamentos Culturais
9. Redes e Coletivos de Cultura
Saiba como enviar trabalhos
A submissão de trabalhos pode ser realizada no período de 20 de outubro a 21 de dezembro através do email trabalhoseconomia@proext.com.br Serão selecionados cinco artigos para publicação no livro Economia da Cultura e Extensão Universitária.
Cobertura colaborativa
A equipe do ProExt Cultura es