18/09/2017

Seleção para o Curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal acontece amanhã (16), a partir das 9h, na CMSP

O encontro de seleção para o 3º Curso sobre Direito de Defesa e Cobertura Criminal será no sábado, 16/09, na Sala Sérgio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – 1º subsolo – Bela Vista – São Paulo/SP).

 
Este  módulo do Projeto Repórter do Futuro aborda conceitos de cobertura criminal e do sistema judiciário brasileiro e é voltado a estudados de graduação de todo o país.  O curso é realizado pela OBORÉ em parceria com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). 
 
A realidade prisional brasileira, o sistema penitenciário e a evolução da cobertura midiática sobre esses  temas serão discutidos ao longo de seis  encontros que acontecerão na sede do IDDD, na Liberdade, em São Paulo. Um dos principais objetivos do curso é apresentar aos estudantes a importância do direito de defesa dentro do processo penal e  prepará-los para uma melhor cobertura sobre o assunto.
 
“Sistema penitenciário: por dentro dos presídios” será o tema do encontro de seleção, que terá início às 9h e término às 12h30. A palestra inicial será de Emerson Ferreira, graduado em Psicologia e Carolyne Wanjiru, vendedora, ambos egressos do sistema carcerário, com mediação de Hugo Leonardo, vice-presidente do IDDD e ex - conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). 

A coordenação deste módulo será de Aldo Quiroga, jornalista e apresentador na TV Cultura e professor de jornalismo na PUC-SP. 

O resultado do encontro de seleção será divulgado nos sites e perfis nas redes sociais das instituições realizadoras no dia 25/09.
 

 
Metodologia e Reembolsa

Mantendo a abordagem pedagógica do Projeto Repórter do Futuro, o 3ª curso de Direito de Defesa e Cobertura Criminal seguirá os conceitos de “sala de aula invertida”. Desta maneira, o estudante participa do encontro tendo lido previamente material enviado pela coordenação sobre o assunto a ser discutido no dia. 

As aulas são  divididas em três etapas: O palestrante/entrevistado discursa por 30 minutos, em seguida é entrevistado pelos estudantes por mais 60 minutos e, em um terceiro momento, participa de uma entrevista coletiva de 15 minutos. 

Com este material, os estudantes deverão produzir uma reportagem – em texto, vídeo ou áudio digital – até a terça feira seguinte ao encontro. Esta é uma das condições obrigatórias para que o estudante receba o certificado de conclusão do curso. 

Outras condições de caráter obrigatório são: 100% de presença; comparecer a um atendimento individual com algum dos integrantes da coordenação e publicar em um veículo com editor responsável algum dos textos produzidos para este módulo. 

Tais condições fazem parte do Pacto de Reembolsa. No ato da matrícula, o estudante deve entregar um cheque-caução  pré-datado no valor de um salário mínimo (R$ 937,00), que só será depositado caso ele não cumpra uma das exigências apresentadas anteriormente. 

O IDDD traz como sugestão para est