29/08/2016

Seleção para o 3º Curso de Jornalismo e Direitos Humanos reúne mais de cem estudantes no sábado, 27

Encontro de Seleção para o 3º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos recebeu mais de cem estudantes no sábado, 27

O encontro de seleção dos 823 estudantes inscritos para o 3º Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos ocorreu na manhã de sábado, 27 de agosto, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Promovido pela OBORÉ em parceria com a Conectas e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e apoio do Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo), o encontro reuniu 106 estudantes de Jornalismo, Relações Públicas, Direito e Relações Internacionais de 23 faculdades de todo o país. 

Jéssica Carvalho Morris, diretora executiva da Conectas, proferiu a Aula Magna discorrendo sobre o conceito de Direitos Humanos - definição que foi se alterando ao longo do tempo até se estabelecer com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.

Participaram do encontro os diretores da OBORÉ - Sergio Gomes e Ana Luisa Zaniboni Gomes, responsáveis pelo projeto Repórter do Futuro, Leonardo Medeiros, Assessor de Comunicação da Conectas e Guilherme Alpendre, diretor executivo da Abraji. Sergio Gomes explicou sobre a metodologia do projeto, o conceito de sala invertida e o funcionamento do Pacto de Reembolsa. Os estudantes são desafiados a publicar ao menos um texto que produziram ao longo do curso em um veículo de imprensa com editor responsável.

O encontro de seleção também contou com a participação da secretária executiva da OBORÉ, Cristina Cavalcanti, e de João Paulo Brito, da equipe de Comunicação na Conectas.

A terceira edição do curso terá início no dia 10 de setembro com uma exposição sobre técnicas de reportagem e ferramentas para o jornalismo, a ser ministrada pelo coordenador do módulo, jornalista André Deak.

A lista com os nomes dos vinte selecionados será divulgada no dia 05/09.


Sobre o módulo 
 

Os 20 alunos selecionados participarão de palestras e entrevistas coletivas com especialistas ao longo dos meses de setembro e outubro de 2016 e serão desafiados a produzir matérias semanais sobre os conteúdos apresentados. O curso combina a prática da cobertura jornalística com o conhecimento teórico e reflexivo sobre temas de direitos humanos: para que serve a ONU e a OEA e como o Brasil atua nestes espaços? Qual a arquitetura do nosso sistema de Justiça? Como o país define o que é crime e como este entendimento se reflete nos presídios brasileiros? Qual a situação dos direitos humanos nos países do chamado Sul Global? Qual o papel dos bancos públicos no financiamento de megaempreendimentos que ameaçam a vida de comunidades e o meio ambiente?

Organizado pela Conectas em parceria com Oboré e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), e apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), o curso é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, programa que contribui na formação de profissionais do jornalismo há mais de vinte anos. A coordenação pedagógica será feita pelo jornalista e professor André Deak.

-->