07/04/2019

'São Paulo, um banco de pautas' é tema de abertura do módulo do Repórter do Futuro que discute a vida das metrópoles

As pautas da cidade
 
No último sábado, 6 de abril, teve início a 12ª edição do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - módulo do Projeto Repórter do Futuro voltado a discutir a cidade do ponto de vista jornalístico. Participam da atividade deste ano 20 estudantes de oito escolas de jornalismo sediadas em SP.  

Na abertura, Ronald Sclavi, coordenador pedagógico da edição, destacou a importância de se preparar bem para uma entrevista. Estudar o assunto, pesquisar as várias nuances do tema e se informar previamente sobre o entrevistado deve ser uma prática comum no cotidiano da profissão e não pode ser nunca desprezada. Outra postura essencial é ser capaz de desenvolver um olhar atento para as coisas do mundo. Curiosidade e sensibilidade para perceber pautas por meio do olhar, do cheiro, dos sons: “sem olhar a cidade com atenção e carinho não é possível entender os seus problemas”, ressalta Sclavi.
 
A dinâmica do dia continuou com Marcelo Soares, convidado para fazer um voo rasante sobre o que atualmente se denomina Jornalismo de Dados.  Ele trabalha como repórter desde que era estudante, nos anos 1990, e foi um dos pioneiros a atuar com análise de dados. Em 2016, integrou a equipe da Folha de S. Paulo na criação do Ranking de Eficiência dos Municípios - REM, que mapeou a situação dos 5.570 municípios do Brasil especialmente nas áreas da Educação, Saúde e Saneamento. 
 
Marcelo Soares explicou de que forma o uso dos dados ajuda a desvelar a cara e a vida da cidade. E destacou a importância do Lei de Acesso à Informação (LAI) para a obtenção de dados públicos que não estão disponíveis e que podem ajudar a aprofundar as reportagens. Dos muitos aspectos apontados pelo convidado sobre o uso de dados nas produções jornalísticas, adverte, entretanto, que “eles não bastam por si só para explicar os fatos; os dados nos dizem para onde ir mas é preciso dar rosto a eles”. 
 
A atividade, coordenada pela OBORÉ e Escola do Parlamento, conta com o apoio da Abraji e pode ser acompanhada ao vivo no site da Câmara Municipal da São Paulo - auditórios online - sala Oscar Pedroso Horta.
 
O próximo encontro será neste sábado, 13 de abril, às 9h, na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo, e o convidado para discutir o tema Saúde é Marco Antonio Manfredini, sanitarista, docente da Faculdade de Saúde Pública da USP e conselheiro do CROSP – Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.
 
Após a coletiva de imprensa, o grupo participa de uma caminhada pela região conduzida pelo jornalista e pesquisador urbano Marcelo Rainho. Trata-se de uma imersão nos temas da cidade visitando sete edifícios no centro de São Paulo: Edifício Esther, Edifício e Galeria Metrópole, Edifício Eiffel, Edifício Itália, Copan, galeria Metrópolis e Grandes Galerias (Galeria do Rock). O método desta aula de campo resgata as práticas da escola peripatética de Aristóteles, na Grécia antiga, que usava o caminhar para observar, refletir e debater.
 
Neste ano, foram 478 inscritos para o processo seletivo realizado em março, em duas etapas. A coordenação buscou participantes motivados e preparados para as sessões de palestras, conferências e coletivas de imprensa previstas na programação do módulo, que se estende até o dia 29 de junho. Os assuntos a serem tratados são: Saúde, Emprego/Desemprego, Violência e Mobilidade. Cada encontro é uma preciosa oportunidade de aprendizado, incremento da rede de contatos (fontes, colegas e profissionais) e prática jornalística. 
 
SAIBA MAIS

Programação | 12º curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”

Coordenadores pedagógicos: Ronald Sclavi, jornalista e professor universitário, e Sergio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ

6 DE ABRIL, SÁBADO
9-11H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO 
TEMA: SÃO PAULO, UM BANCO DE PAUTAS
Convidado: Marcelo Soares
Jornalista e professor, foi um dos pioneiros a trabalhar com "Reportagem com o Auxílio do Computador" no Brasil, hoje chamado Jornalismo de Dados. Integra a coordenação do PRF.

11H – 12 | PRAÇA MEMORIAL VLADIMIR HERZOG
Comemoração ao Dia do Jornalista e inauguração da réplica em alumínio do troféu Prêmio Vladimir Herzog, de Elifas Andreato.  
 
13 DE ABRIL, SÁBADO
9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: SAÚDE
Convidado: Marco Antonio Manfredini 
Graduado em Odontologia, é doutor em Saúde Pública e pesquisador na área de Saúde Bucal Coletiva e Odontologia Social e Preventiva. Integra a diretoria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP,  gestão 2019-2021).  Atua como consultor nas áreas de Formação de Recursos Humanos, Planejamento e Programação em Saúde, Apoio à Gestão Regional, Modalidades de Gestão e Saúde da Família.
 
13 – 15H | PASSEIO
FERRAMENTAS DE OBSERVAÇÃO PARA COMPREENDER E REPORTAR O ESPAÇO URBANO.
Roteiro: Edifício Esther, Edifício e Galeria Metrópole, Edifício Eiffel, Edifício Itália, Copan, galeria Metrópolis e Grandes Galerias (Galeria do Rock).
Coordenação: Marcelo Rainho.
Jornalista (PUC-SP), fez o curso do Projeto Repórter do Futuro em 1996. Desenvolveu a carreira na direção de arte trabalhando em publicações como Arquitetura e Construção, Casa Claudia, Vogue, Playboy, seLecT, entre outras. Ministrou aulas de design no IED (Istituto Europeo di Design) de São Paulo e do Rio de Janeiro. Contribui na fundação e coordenou a casa seLecT, espaço de cursos e eventos da revista seLecT. Cultiva a experiência de flanar por São Paulo, o que rendeu o perfil no instagram: @arteculturasp, um roteiro cultural da cidade.
 
27 DE ABRIL, SÁBADO
9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: EMPREGO/DESEMPREGO
Convidado: Clemente Ganz Lúcio
Sociólogo e professor universitário. Atua como diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE desde 2004. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) e do Conselho de Administração do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI.
 
4  DE MAIO, SÁBADO
9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: VIOLÊNCIA
Convidado: Bruno Paes Manso
Economista e jornalista, é doutor em ciência política e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo – NEV/ USP. Suas pesquisas referem-se a temas como homicídios, confiança institucional e legitimidade. É pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP).
 
11 DE MAIO, SÁBADO
9-13H | SALA OSCAR PEDROSO HORTA
TEMA: MOBILIDADE
José Police Neto
Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Iniciou sua carreira no ambiente público aos 21 anos, trabalhando na Assembleia Legislativa de São Paulo como assessor parlamentar e chefe de gabinete. Está em seu quarto mandato como vereador na cidade de São Paulo. Atua intensamente nos assuntos que dizem respeito à qualidade urbanística na cidade de São Paulo, principalmente nas áreas de mobilidade, habitação, revitalização dos espaços públicos e planejamento urbano.
 
MAIO E JUNHO = OPERAÇÃO PONTO FINAL

29 DE JUNHO, SÁBADO
9-13H | UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (SALA 631), COMO PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO 14º CONGRESSO INTERNACIONAL DE JORNALISMO INVESTIGATIVO
FEIRA DE AMOSTRAS DA OPERAÇÃO PONTO FINAL
AVALIAÇÃO + DIPLOMAÇÃO + ENCERRAMENTO