05/10/2011

São Paulo recebe a 17ª Mostra Internacional de Ciência na TV

  
Entre os dias 18 e 23 de outubro, São Paulo sediará mais uma vez a Mostra Internacional de Ciência na TV – VerCiência, que promove a disseminação do conhecimento e cultura científica, a partir da exibição de produções de TV nacionais e internacionais. A Mostra tem o patrocínio da Petrobras e Honda, por meio da Lei do Mecenato, e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Com curadoria de José Renato Monteiro, Sergio Castanheira Brandão e Maria Isabel Landim, a VerCiência seleciona programas de formatos diversos, entre documentários, docudramas e reportagens, voltados aos públicos adulto e juvenil, que se destacam por apresentar temas da ciência e tecnologia de forma atrativa, ‘leve’, compreensível e informativa. Além da exibição dos programas, palestras e cerimônia de homenagem compõem a mostra. Neste ano a TV pública japonesa NHK será homenageada pela contribuição internacional à disseminação do conhecimento e da cultura científica pela televisão.
 
Durante o evento, que integra o calendário oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (semanact.mct.gov.br), 80 programas de dez diferentes países (Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Itália) serão exibidos gratuitamente no Museu Biológico do Instituto Butantan, Estação Ciência da USP, Museu de Ciências da USP, Catavento Cultural Educacional e Biblioteca Mário Schenberg.

A curadora São Paulo da Mostra Isabel Landim (professora do Museu de Zoologia da USP) ressalta as novidades para 2011. Na Estação Ciência da USP os programas serão oferecidos segundo a escolha do público: ou seja, os grupos que visitarem o local poderão escolher os programas que desejam assistir em esquema de revezamento. “O Museu de Zoologia da USP (fechado para reformas em 2011) em parceria com o SESC-Ipiranga oferecerá a oportunidade do público de São Paulo desfrutar da VerCiência  fora do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na semana do Dia Internacional da Ciência (de 8 a 13 de novembro)”, informa. Além de São Paulo, a Mostra também será exibida simultaneamente no Rio de Janeiro, em Brasília e em instituições de outras cidades, cadastradas no site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Este ano, os programas selecionados foram agrupados em seis grandes temas das ciências: Mudanças Climáticas; Desastres Naturais e Prevenção de Riscos, Ano Internacional da Química, Mulheres na Ciência, Evolução e Biodiversidade e Aventura da Ciência. Maria Isabel Landim explica que os dois últimos temas são ‘cativos’ e compõe a mostra desde a sua primeira edição. “Os outros têm motivações. Mulheres na Ciência, por exemplo, foi uma homenagem à polaca Marrie Curie (1867 chr