12/04/2004

São Paulo contra a dengue

Já foram distribuídos e estão sendo veiculados em dez terminais de ônibus da cidade (Santo Amaro, A.E.Carvalho, Lapa, Pirituba, Capelinha, João Dias, Jardim Angela, Bandeira, Tiradentes e Parelheiros), a série de doze spots sobre a prevenção da dengue produzidos pela OBORÉ para a Secretaria Municipal de Saúde.
 
Os spots comemoram o sucesso das ações de controle da doença. Neste ano, até o momento, não foi registrado um único caso autóctone da doença (quando a infecção ocorre no local onde a pessoa vive).
 
Produzido a partir de rápidas entrevistas com agentes comunitários de saúde, agentes de zoonoses e população, cada spot reforça a importância da mobilização e participação dos moradores da cidade na eliminação dos criadouros do mosquito aedis aegypti.
 
Mesmo não havendo registros de casos novos, as equipes de saúde que fazem o trabalho de campo, visitando casas e estabelecimentos comerciais, já identificaram focos com larvas do mosquito em diversos pontos da cidade.
 
Esse é motivo mais do que suficiente para que sejam mantidas e intensificadas as ações no controle da reprodução do mosquito, considerada pelos especialistas como a forma mais eficiente de prevenção da dengue.
 
Como evitar a reprodução do mosquito
 
- não deixe objetos que acumulem água (latas, garrafas, pneus, etc.) expostos ao ar livre.
- verifique o estado de conservação das caixas d’água e substitua suas tampas quando necessário.
- mantenha as calhas de telhados que recolhem as águas da chuva sempre limpas e desobstruídas.
- limpe e cubra com areia todos os pratos de plantas.
 
Para obter mais informações sobre a dengue ou avisar a Prefeitura sobre terrenos baldios ou locais que permitam a proliferação do mosquito, ligue para 156. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone.
 
Leia mais: