21/01/2010

SESSÃO AVERROES no aniversário da cidade de São Paulo

Neste 25 de janeiro, quando São Paulo celebra 456 anos, a Sessão Averroes - Cinema e Reflexão dispensa sua programação normal e junta-se às homenagens preparadas pela Cinemateca Brasileira para mais um aniversário da cidade. A quarta edição da mostra CINEMATECA SP presenteia o público, entre os dias 19 e 25 de janeiro, com a exibição de filmes restaurados pela instituição dentro do Programa de Restauro Cinemateca Brasileira – Petrobras 2007, em cópias novas e ainda inéditas nas telas.

Portanto, é com grande satisfação que o Grupo MAIS / Hospital Premier, OBORÉ e Cinemateca, promotores da Sessão Averroes, com o apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP),   
convidam a todos que vem prestigiando os encontros mensais de cinema e reflexão, para mais esta edição da CINEMATECA SP.   Neste ano, a mostra volta a apresentar raras imagens da metrópole, captadas em momentos diversos de sua história, e obras que resgatam seu passado e presente. É composta por quatro programas temáticos e por dois encontros entre cineastas e público.

O programa CINEMA DE RUA reúne uma série documentários de intervenção que denunciam problemas típicos da metrópole nos anos 70 – pobreza, descaso público, migração, desemprego etc. Criado pelo cineasta João Batista de Andrade, o CINEMA DE RUA teve grande influência sobre a produção documentarista brasileira. De maneira independente, realizou filmes de contestação, em confronto com o discurso oficial da ditadura. Também foram agrupados sob este recorte curtas do início dos anos 70, como Migrantes (1972) e Ônibus (1973), fundamentais para a formação do movimento que agrupou jovens estudantes da Escola de Comunicações e Artes da USP e cineastas iniciantes.

No dia 25 de janeiro, após a projeção do filme Liberdade de Imprensa (18h30), o cineasta João Batista de Andrade e o jornalista Audálio Dantas participam de Mesa de Reflexão sobre o tema. Durante o evento, estarão disponíveis para venda exemplares do livro “Cinema de Intervenção, 40 anos do documentário inaugural da obra de João Batista de Andrade”, de Renata Fortes e João Batista de Andrade, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, dentro da Coleção A