25/08/2005

Roberto Gazzi, editor executivo do Estadão é o convidado deste sábado do curso ´´Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter´´

Roberto Gazzi, Editor Executivo de O Estado de S. Paulo, participa no sábado, 27 de agosto, do segundo módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter. Gazzi faz parte do grupo de seis jornalistas convidados para realizar palestras e conceder entrevistas coletivas a 17 estudantes de jornalismo de diversas faculdades da Capital que estão fazendo o curso. Ganhador de vários prêmios, entre eles, o Prêmio Esso de Jornalismo e o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Gazzi foi o criador do caderno Cidades, de O Estado de S. Paulo, e seu editor por oito anos.

Os módulos Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, que integram o Projeto Repórter do Futuro, cursos de complementação universitária para estudantes de jornalismo, têm por objetivo estimular os futuros jornalistas a conhecer de perto a cidade e seus problemas e incentivá-los a enxergar pautas que a grande imprensa não valoriza.

O Projeto Repórter do Futuro é desenvolvido, desde 1994, pela OBORÉ que organiza esse módulo em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI. As atividades contam com o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo - Sinpro-SP, Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, Cursinho Inteligente e Associação Viva o Centro.

A proposta do módulo, que será coordenado pelo jornalista José Roberto de Alencar, é colocar os futuros jornalistas em contato com destacados profissionais da imprensa brasileira. Depois de Alencar, que deu a aula magna, e Gazzi, realizam palestras e concedem  entrevistas coletivas, Evandro Spinelli, colunista de Política do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto/SP (03/09); Fabio Altman, Editor da revista Istoé Dinheiro, e Frederico Vasconcelos, repórter da Folha de S. Paulo especializado em cobertura política e de administração pública (10/09); Elvira Lobato, repórter especial da Folha de S. Paulo (17/10); e Sergio Pinto de Almeida, professor do Departamento de Jornalismo da PUC/SP, apresentador do programa Jornal dos Trabalhadores, na Rádio 9 de Julho.

No primeiro módulo, os estudantes tiveram a oportunidade de entrevistar
José Aristodemo Pinotti, Secretário Municipal da Educação, Frederico Bussinger, Secretário Municipal dos Transportes, José Gregori, presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, os jornalistas Claudio Tognolli e Gilberto Dimenstein, Maria Maeno, médica e pesquisadora e José Carlos do Carmo, médico sanitarista e do Trabalho, Nabil Bonduki, arquiteto urbanista, ex-vereador, Soninha, vereadora (PT), e Ana Maria Ciccacio e Teresinha Santana, da Associação Viva o Centro.

O Projeto Repórter do Futuro adota o critério da Reembolsa: o estudante investe o valor de R$ 600,00 ( dois salários mínimos ), na forma de um cheque pós-datado, se o participante comparecer aos seis encontros (programação abaixo), das 10 às 13h00; produzir um texto descrevendo o que se passou em cada Palestra / Entrevista Coletiva e enviá-lo, até às 12 horas de segunda-feira, a seus colegas de classe com cópia para a coordenação, ao final do curso, receberá o seu cheque de volta.

Programação

Dia 20 de agosto, das 10h às 13h
- José Roberto de Alencar – Repórter da Revista Época (2004/2005), Gazeta Mercantil (2001/2003), Jornal da Tarde, Jornal do Brasil (1998/2000), Folha de S. Paulo (1984/85), Realidade (1973/74), Revista Exame (1972/73) . Foi diretor de Redação