"O CARDEAL E O REPÓRTER" - histórias que fazem História, do jornalista Ricardo Carvalho, tem lançamento marcado para o próximo dia 25 de maio, terça-feira, das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
De 1977 a 1984, o Cardeal dom Paulo Evaristo Arns e o repórter Ricardo Carvalho foram descobrindo fatos que viraram reportagens. Reportagens que se transformaram em marcos de resistência durante a ditadura militar. Neste livro, Ricardo narra os bastidores destas reportagens. As emoções, ameaças, medos e esta incrível sensação de se sentir protagonista involuntário de tanta coisa importante.
Serviço
LANÇAMENTO DO LIVRO
"O CARDEAL E O REPÓRTER" - histórias que fazem História, de Ricardo Carvalho
Dia 25 de Maio, terça-feira, das 18h30 às 21h30, na Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Um pouco das muitas histórias do livro
- O preso político que, felizmente, benzia no manicômio de Franco da Rocha
A série de reportagens, que saiu na Folha de S. Paulo", nasceu da coragem do professor José de Souza Martins de denunciar publicamente o fato, em 1978. Os bastidores dessa reportagem sobre o líder messiânico Aparecido Galdino Jacinto são de tirar o fôlego. Só a intervenção de Dom Paulo permitiu tirar Galdino do manicômio.
- Será que enganar um bispo, mesmo só um pouquinho, é pecado?
O encontro dos bispos brasileiros, em Itaici, em 1977, discutia o mais importante documento da Igreja sobre as relações com a política, em plena ditadura militar: "Exigências Cristãs de uma Ordem Política". Só Deus sabe como os repórteres que participavam da cobertura diária da Assembléia conseguiram tirar o documento do encontro...
- O alter ego do cardeal que não resistiu e entregou a lista dos desaparecidos
Foi um furo de reportagem publicar na grande imprensa ("Folha") a primeira lista de desaparecidos brasileiros. A lista, entregue em conta-gotas, fazia parte da correspondência confidencial de dom Paulo ao presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter. Só que o que aconteceu na noite da publicação da matéria na "Folha" é simplesmente inacreditável.
- Bispos em Puebla, México. A Folha arrasando na cobertura (e o editor-chefe falando em chamar os repórteres de volta)
O apoio de Dom Paulo para a cobertura do encontro de bispos da América Latina foi fundamental. E foi também preciso usar muita imaginação, com a ajuda de um frade domini