Projeto Repórter do Futuro
Módulo Direito de Defesa e Cobertura Criminal
Encontro de Seleção será sábado, dia 25 de abril, às 9h, na Faculdade de Direito da USP - Largo São Francisco, 95, centro. Este módulo, que será realizado nos meses de maio e junho, é promovido pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela OBORÉ, com o apoio do Centro Acadêmico XI de Agosto.
O Projeto Repórter do Futuro realiza em abril, maio e junho a primeira edição do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”. O curso será organizado pelo IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa, pela Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e pela OBORÉ.
O objetivo do curso é apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro e destacar a importância do direito de defesa no processo penal. Este módulo terá a coordenação pedagógica de João Paulo Charleaux, hoje na revista Vice, com passagens por Comitê Internacional da Cruz Vermelha, pelo Estadão e pela Conectas Direitos Humanos.
Já estão confirmadas as participações de renomadas figuras do mundo jurídico brasileiro: Roberto Tardelli, Juliana Belloque, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Alberto Toron e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay). Outros advogados deverão confirmar presença no curso em breve. Os encontros serão temáticos e cobrirão diferentes aspectos e etapas do processo judicial. Após a aula inaugural, haverá encontros sobre a defensoria pública e o sistema penitenciário; a presunção de inocência e a liberdade de expressão; o direito de defesa e o princípio do contraditório no jornalismo e no processo penal; e a influência da mídia na Justiça e o erro judiciário e a mídia.
A estrutura deste novo módulo seguirá o modelo usado no Projeto Repórter do Futuro desde 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado. Depois, num esquema de entrevista coletiva, têm mais uma hora para fazer perguntas ao palestrante. Ao término da entrevista, já sem a presença do convidado, o coordenador pedagógico faz algumas observações sobre o desempenho dos alunos, que devem produzir uma pequena reportagem e enviá-la à coordenação do projeto ainda no sábado.
Encontro de Seleção
Como o projeto consegue atender apenas 20 alunos por módulo, haverá um processo seletivo realizado em duas etapas: uma on-line, em que os interessados devem preencher um formulário, e uma presencial, o chamado encontro de seleção. No encontro, aberto a todos os interessados, haverá uma apresentação do curso e uma palestra inaugural. Após a palestra, os alunos deverão redigir um texto jornalístico, a mão, respondendo a uma questão simples. Os alunos serão selecionados pelas informações enviadas no formulário e pelo texto entregue no encontro de seleção.