Neste sábado, 1º de julho, os 20 estudantes de jornalismo que participaram do módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" fizeram sua avaliação final do curso e receberam seus certificados. Tiveram direito à "reembolsa" 15 alunos que compareceram a todos os encontros, produziram todas as matérias indicadas e publicaram ao menos uma delas em veículo com editor responsável.
|
Da esq. para dir.: Profº Chaparro, Ciro Pedroza, Sérgio Gomes, Audálio Dantas e Profª Ausônia Donato |
Os convidados falaram aos alunos sobre a importância de atividades como as do Repórter do Futuro e deram dicas aos futuros repórteres. Para o Profº Chaparro, há pontos, no jornalismo, que precisam mudar. Para ele, o jornalismo deve elucidar conflitos e isso não está acontecendo. Há uma grande quantidade de falas, notícias e fatos a serem divulgados, mas há falta de tempo para realização do jornalismo de profundidade: "A mídia impressa perdeu o poder de informação, mas ainda detém o poder da elucidação", considerou Chaparro.
O jornalista Alceu Luís Castilho leu aos estudantes uma carta enviada (leia abaixo),
especialmente aos participantes do módulo, pelo também jornalista Nelson Breve, reiterando a importância que projetos como o Repórter do Futuro tiveram em suas trajetórias profissionais. Alceu e Nelson participaram do Cidade X Cidadão, atividade desenvolvida no início dos anos 90, na ECA-USP, sob coordenação de Sergio Gomes, então professor do departamento de jornalismo. A professora Ausônia Donato aproveitou o momento para se despedir dos participantes e reiterar a importância da paixão como
elemento motivador de qualquer ação, inclusive da jornalística.
Os estudantes também avaliaram as suas participações nas coletivas. Nos depoimentos, a melhoria na escrita, o desejo de aprofundamento nas pautas, o incentivo aos estudos e à procura por novas fontes foram aspectos recorrentes nas falas dos alunos. O Repórter do Futuro também foi considerado como um marco para aqueles que desejam ser repórteres, como lembrou Carolina Dias de Freitas, jornalista recém-formada. O convívio com os colegas e as Conferências de Imprensa com especialistas nos mais diversos assuntos também foram experiências pessoais gratificantes, como lembrou a estudante Amanda Kamanchek Lemos.
|
Participantes do Projeto Repórter do Futuro e equipe da OBORÉ |
O módulo "Descobr