05/07/2006

Repórter do Futuro encerra módulo

Neste sábado, 1º de julho, os 20 estudantes de jornalismo que participaram do módulo "Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" fizeram sua avaliação final do curso e receberam seus certificados. Tiveram direito à "reembolsa" 15 alunos que compareceram a todos os encontros, produziram todas as matérias indicadas e publicaram ao menos uma delas em veículo com editor responsável.

Da esq. para dir.: Profº Chaparro, Ciro Pedroza, Sérgio Gomes, Audálio Dantas e Profª Ausônia Donato

Além da equipe da OBORÉ e dos coordenadores do módulo, jornalistas e professores Manoel Carlos Chaparro e Ciro Pedroza, estiveram presentes no encontro de encerramento o jornalista Audálio Dantas, vice-presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), a professora Ausônia Donato e do jornalista Alceu Luís Castilho, editor e um dos fundadores da Agência Repórter Social.

Os convidados falaram aos alunos sobre a importância de atividades como as do Repórter do Futuro e deram dicas aos futuros repórteres. Para o Profº Chaparro, há pontos, no jornalismo, que precisam mudar. Para ele, o jornalismo deve elucidar conflitos e isso não está acontecendo. Há uma grande quantidade de falas, notícias e fatos a serem divulgados, mas há falta de tempo para realização do jornalismo de profundidade: "A mídia impressa perdeu o poder de informação, mas ainda detém o poder da elucidação", considerou Chaparro.

O jornalista Alceu Luís Castilho leu aos estudantes uma carta enviada (leia abaixo),
especialmente aos participantes do módulo, pelo também jornalista Nelson Breve, reiterando a importância que projetos como o Repórter do Futuro tiveram em suas trajetórias profissionais. Alceu e Nelson participaram do Cidade X Cidadão, atividade desenvolvida no início dos anos 90, na ECA-USP, sob coordenação de Sergio Gomes, então professor do departamento de jornalismo. A professora Ausônia Donato aproveitou o momento para se despedir dos participantes e reiterar a importância da paixão como
elemento motivador de qualquer ação, inclusive da jornalística.

Os estudantes também avaliaram as suas participações nas coletivas. Nos depoimentos, a melhoria na escrita, o desejo de aprofundamento nas pautas, o incentivo aos estudos e à procura por novas fontes foram aspectos recorrentes nas falas dos alunos. O Repórter do Futuro também foi considerado como um marco para aqueles que desejam ser repórteres, como lembrou Carolina Dias de Freitas, jornalista recém-formada. O convívio com os colegas e as Conferências de Imprensa com especialistas nos mais diversos assuntos também foram experiências pessoais gratificantes, como lembrou a estudante Amanda Kamanchek Lemos.

Participantes do Projeto Repórter do Futuro e equipe da OBORÉ


Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e coordenador geral do Repórter do Futuro, lembrou que o objetivo deste módulo foi o de estimular o contato dos futuros repórteres com as grandes fontes da cidade. No segundo semestre, o novo módulo promoverá a análise do jornalismo durante encontros com profissionais conceituados. "Cada um de nós precisa descobrir uma maneira de dar certo. Esse não é um curso de técnicas, mas sim de estímulo reflexivo. É uma escola da e para a vida", concluiu.


O módulo "Descobr