09/05/2006

Repórter do Futuro começa novo módulo

Os 21 estudantes que participam do novo módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter foram selecionados entre  inscritos
Uma conversa entre a coordenação e os 20 estudantes selecionados marcou, no último sábado, 6 de maio, o início do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter 2006, do Projeto Repórter do Futuro. O novo módulo conta com a  parceria da ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABI - Associação Brasileira de Imprensa e da Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento e apoio do Cursinho Inteligente, Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação, Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, FAJORP - Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Departamento de Jornalismo PUC - SP.

À partir da esq: Manoel Chaparro, Sergio Gomes, Ciro Pedroza e Álvaro de Azevedo, coordenadores do módulo
Os coordenadores do módulo, Manoel Carlos Chaparro, livre docente da USP, Ciro Pedroza, radialista e professor universitário, Álvaro de Azevedo, professor do Cursinho Inteligente Pré-Vestibulares, e Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, falaram aos estudantes sobre as atividades programadas até o dia 17 de junho (programação abaixo), quando encerra o módulo. Chaparro e Pedroza, responsáveis pela coordenação pedagógica, explicaram o método de avaliação das matérias produzidas.

Foi explicado também o critério da Reembolsa que funciona da seguinte forma: cada aluno selecionado investe uma taxa simbólica de R$ 350,00 - o valor de um salário mínimo - em cheque pós-datado, que será devolvido ao final do módulo se ele assistir todas as palestras, realizar uma matéria semanal e conseguir publicar ao menos uma delas, ao longo do módulo, em qualquer meio de comunicação que tenha um editor responsável. 

Para receber a Reembolsa, o estudante deve assistir todas as palestras e enviar as matérias nos prazos indicados no cronograma abaixo para o e-mail reporterdofuturo@obore.com. A cópia física da matéria publicada deve ser entregue até o dia 30 de junho de 2006, na Secretaria do Curso.

Cada estudante ganhou um exemplar do livro "Cotidianos culturais e outras histórias", de André Azevedo, que foi aluno do Repórter do Futuro, em 2003. André enviou por email um depoimento falando sobre o livro e a importância de ter participado do curso (texto abaixo).

Após as apresentações - o grupo foi dividido em duplas para que cada colega apresentasse o outro - foi exibido o documentário "Vila Buarque - Um ponto de Cultura". Dirigido por Dimas de Oliveira Jr. (direção artística e roteiro) e Luis Felipe Harazin (direção técnica) o filme conta a história do bairro que surgiu na última década do Século XIX, onde hoje estão localizados o Edifício Copan, o Sindicato dos Jornalistas e a OBORÉ, além de instituições de ensino, restaurantes e teatros.

Os coordenadores do módulo atenderão individualmente os estudantes, às quintas-feiras, das 16h às 20h, na OBORÉ.  Quem não puder comparecer, receberá a avaliação por email.


Programação

-->