Foi realizado, na última sexta (19), em São Paulo, o 1º Encontro Macrorregional da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador - Renast / Região Sudeste reunindo os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O objetivo do encontro, que teve a presença de cerca de 500 pessoas, foi discutir o estágio atual de implantação da Renast e apresentar perspectivas das ações de Saúde do Trabalhador na região.
Através da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), a OBORÉ presta consultoria ao Ministério da Saúde na elaboração do plano de comunicação para a Renast que tem como objetivo disseminar as ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde - SUS. A Região Sudeste, com 51 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - CRST - é a que tem o maior número dessas unidades habilitadas pelo Ministério da Saúde. Em todo o país existem 130 CRST.
Na abertura do encontro, na parte da manhã, houve um minuto de silêncio em memória de Sebastião Alves da Silva, ex-operário da Brasilit e símbolo intenacional da luta contra o amianto. Sebastião não resistiu à asbestose, doença causada pela contaminação por amianto (asbesto) também conhecida como ´´pulmão de pedra´´ e faleceu no dia 15 de outubro. A ABREA - Associação Brasileira de Expostos ao Amianto foi representada no evento por seu presidente, Eliezer João de Souza.
Estavam presentes o Secretário de Atenção à Saúde, Jorge Solla, representando o ministro da Saúde, Humberto Costa, o coordenador do Grupo Técnico de Implantação da Agência Paulista de Controle de Doeças da Secretaria Estadual da Saúde, Luiz Jacintho da Silva, e representantes das secretarias de Saúde de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Depois das falas iniciais foi assinado o ato que implanta o Grupo Executivo e Interinstitucional de Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo - GEISAT. Assinam o documento a Secretaria Estadual de Saúde, a Superintendência do INSS no Estado, Delegacia Regional do Trabalho, Fundação Nacional de Saúde - Funasa/SP e Fundacentro. Já existe o GEISAT nacional formado pelos Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e da Previdência.
Foi assinado também, entre o Ministério da Saúde e o Estado do Amazonas, o Termo de Cooperação Técnica que tem por objetivo dar suporte técnico - científico para o SUS do Amazonas desenvolver ações de Saúde do Trabalhador .Além do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, a parceria envolve a Universidade do Estado do Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas.
No período da tarde, os representantes da área de Saúde do Trabalhador dos quatro Estados fizeram relatos sobre a implantação da Renast em cada um deles. Com o maior número de municípios do país, Minas Gerais enfrenta o grande desafio de implantar Centros de Referência e articular a Rede nos seus 800 municípios. Para facilitar o diálogo entre as cidades, o Estado do Rio de Janeiro trabalha com municípios-pólos onde estão localizados os Centros de Referência e de onde a Rede começa a se formar dentro do território fluminense. O Espírito Santo desenvolve alguns projetos específicos na área de Saúde do Trabalhador, mas ainda dá os primeiros passos na construção da Rede no Estado, ao contrário de São Paulo que já tem implantados 35 Centros de Referência.
Após as palestras, houve as apresentações do grupo de teatro de pacientes do CEREST/SP e da dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana. As atividades foram encerradas depois que os expositores responderam às perguntas da plenária que, por aclamação, aprovou moção de repúdio ( veja abaixo ) ao projeto de lei 025/02 ( Projeto do Ato Médico) que tramita no Senado e torna privativos da classe médica todos os procedimentos diagnósticos e indicações terapêuticas.
Uma agenda comum para a Região Sudeste
"O saldo do encontro é que foi dado o primeiro