A diretora da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, Profa. Dra. Tereza Cristina Vitali, proferiu o discurso de encerramento do V Congresso Nacional de História da Mídia, em solenidade realizada no auditório Aloísio Biondi, na cidade de São Paulo, ao meio dia de sábado, 2 de junho de 2007, por iniciativa da Rede de Alfredo de Carvalho para o Resgate da Memória da Imprensa e a Construção da História da Mídia no Brasil.
A mesa diretora dos trabalhos foi presidida pelo Prof. Dr. José Marques de Melo (Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação), presidente do Comitê Dirigente da Rede Alfredo de Carvalho, e integrada pelos seguintes membros fundadores: Prof. Dr. Francisco Karam (Cátedra de Jornalismo FENAJ/Universidade Federal de Santa Catarina), Profa. Ana Arruda Callado (Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro), Dra. Esther Bertoletti (Coordenadora do Projeto Resgate do Ministério da Cultura) e Profa. Dra. Marialva Barbosa (Universidade Federal Fluminense).
Em sua prestação de contas das atividades realizadas pela Rede Alfredo de Carvalho, desde a sua fundação em 2001, o Professor Marques de Melo inventariou os 5 cincos congressos nacionais - Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Novo Hamburgo (RS), São Luis (MA) e São Paulo (SP) -, preparatórios do congresso internacional a se realizar em Niterói e Rio de Janeiro (2008), contabilizando cerca de 500 estudos históricos sobre a imprensa, a fotografia, o rádio, a televisão, o cinema, o vídeo, a internet, em todo o território nacional, incluídos nos anais daqueles eventos, acessíveis através do Portal www.redealcar.jornalismo.ufsc.br - bem como a publicação de 20 livros com o selo da Rede Alcar, sobre acontecimentos e personalidades emblemáticos da mídia brasileira, editados em convênio com instituições acadêmicas e culturais. Mencionou ainda o trabalho realizado pelos 10 Grupos de Estudos Temáticos e pelos 20 Núcleos Regionais de Pesquisa, responsáveis pela inclusão da História da Mídia na agenda das universidades, associações profissionais e entidades culturais de todo o país. Tais unidades de ensino, pesquisa e extensão cultural estão empenhadas na elaboração de uma enciclopédia sobre a Historiografia Midiática Brasileira, prevista para circular durante as comemorações do Bicentenário da Imprensa.
Anunciando o Congresso Internacional de História da Mídia, comemorativo dos 200 anos da imprensa no Brasil, a ser realizado em Niterói (RJ), no período de 13 a 16 de maio de 2008, a Profa. Dra. Marialva Barbosa (UFF), informou que a Universidade Federal Fluminense está buscando parcerias com a Fundação Biblioteca Nacional e o Projeto Memória Globo para a realização de exposições alusivas ao Bicentenário em museus cariocas.
Congresso Paulista
O V Congresso Nacional de História da Mídia foi promovido pela Rede Alcar, em comemoração aos 180 da imprensa paulista, sob a égide de um grupo de entidades lideradas pe