As cartas estão na mesa: acabou o período de inscrição estabelecido pelo Ministério de Comunicação para as rádios comunitárias na cidade de São Paulo, agora é hora de determinar quem fica e quem sai da lista - em algumas áreas há mais de um candidato na mesma região -, como compor para evitar exclusões, e qual o apoio do poder Executivo para se completar o processo.
Essa foi a discussão central da 8
a. sessão da Mesa de Trabalho com o Ministério das Comunicações para a Defesa das Rádios Comunitárias em São Paulo. Desta vez, os trabalhos da Mesa foram transferidos para Câmara Muncipal de São Paulo, com presença recorde.
Cadê o Ministério - Os grandes ausentes à reunião foram os participantes mais esperados: o ministério das Comunicações, que deve informar como conduzirá o processo de seleção de candidatos, não enviou representante; a Administração das Sub-Prefeituras de São Paulo, que deveria obedecer ao decreto que criou o Plano Diretor de Radiodifusão da cidade, também não estava representada.
Mesa de Trabalho: cadê o Ministério? Cadê a Prefeitura?
A participação dos orgãos oficiais é fundamental neste ponto do processo porque eles detêm informação privilegiada e muito necessária para o estudo de localização das novas rádios comunitárias. Não basta colocar pontos no mapa e ver quem está próximo: "A cidade não é plana", explica Arlindo Marques da Silva Junior, consultor técnico em Telecomunicações que está assessorando os trabalhos. "É fundamental ter um mapa de topografia digital para avaliar as composições e poder determinar um consenso entre os candidatos".

O Ministério das Comunicações dispõe de um mapa desse tipo. Com ele, pode-se analisar como o relêvo determina a área de uma transmissora - e determinar que duas emissoras que aparentemente estavam muito próximas em um mapa plano não causarão interferência. A área de alcance de uma emissora FM não é um círculo perfeito - pelo contrário, a sua área é geralmente irregular e depende sempre do relêvo na área onde está instalada sua antena
A Defensoria Pública de São Paulo, representada na reuni&atil