| No Parque Júlio Fracalanza, os participantes da primeira oficina. Encontros prosseguem semanalmente até 25 de novembro |
Neste primeiro encontro, o médico Luiz Carlos Meneguetti, funcionário da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e de Barueri, um dos coordenadores das oficinas, explicou aos cerca de 70 participantes como o projeto foi construído destacando que o objetivo é "relacionar os conhecimentos e fazer com que se estabeleçam relações entre os serviços de saúde e as rádios comunitárias".
Além de Meneguetti, integram a equipe de coordenação: Ana Luiza Zaniboni, jornalista, diretora da OBORÉ; Marina Ruiz de Matos, socióloga, pesquisadora científica da Sucen, professora da Unifesp; João Batista de Freitas, enfermeiro, professor na graduação e pós-graduação da Uninove e na pós-graduação da Uniban; Margaret Dominguez, socióloga, pesquisadora na Secretaria de Estado da Saúde e pesquisadora autônoma na área de Saúde Pública.
Rádio comunitária é essencial
O projeto foi lançado oficialmente pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos na noite desta quarta (15), no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença do Secretário de Saúde do município, Paulo Capucci, da representante da Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde, Jacinta Senna da Silva, Luiz Carlos Meneguetti, Marina Ruiz de Matos, e o jornalista Sergio Gomes, diretor da OBORÉ. Cerca de 40 profissionais da saúde participaram da cerimônia.
O Secretário Capucci afirmou: "A iniciativa é um marco importante na estratégia de trabalhar a promoção da saúde que tem na comunicação em saúde um dos pilares desse esforço". De acordo com ele, a ação junto às rádios comunitárias associada ao Programa de Saúde da Família, permitirá discutir a questão da saúde de forma territorializada e descobrir o que acontece numa determinada localidade que faz com que as pessoas fiquem mais saudáveis ou mais doentes. "E, ao mesmo tempo, possibilita informar a população sobre campanhas de vacinação, controle de zoonoses, campanha da dengue. O recurso das rádios comunitárias aqui em Guarulhos é essencial". Guarulhos, com um milhão e 200 mil habitantes, tem uma única emissora comercial, a Rádio Imprensa.
Os encontros acontecem sempre das 8 às 12 horas, no Centro de Formação de Educação Parque Júlio Fracalanza - Rua Joaquim Miranda, 471 - Vila Augusta - Guarulhos.