Rádio Heliópolis volta ao ar!
Fechada pela justiça e órgãos reguladores do setor desde 20 de julho de 2006, a Rádio Heliópolis voltou a transmitir sua programação no último dia 11 de agosto. A reabertura da rádio foi marcada por um evento comemorativo na Quadra das Unas que começou às 10h e se estendeu por toda a tarde do sábado.
Habilitada, por enquanto, para atuar apenas em caráter experimental, o retorno da emissora para as ondas do rádio só foi possível graças a uma parceria entre UNAS e Universidade Metodista de São Paulo ( UMESP), com o apoio da OBORÉ e de inúmeros parceiros da Rádio.
No evento foram entregues os diplomas do curso "Correspondentes da Cidadania", coordenado pela OBORÉ e pelo COMUNI - Núcleo de Comunicação Comunitária e Local / UMESP, que capacitou os atuais locutores e jovens da comunidade de Heliópolis na área de locução, reportagem e linguagem radiofônica, técnicas de entrevista entre outras oficinas direcionadas à comunicação comunitária.
Mesmo em sua nova freqüência - 87.7 FM, a Rádio Heliópolis continua atuando em fase experimental no canal 199, exigência do Ministério das Comunicações e da Anatel até que sejam definidos os critérios de autorização expressos no aviso de habilitação de rádios comunitárias no município de São Paulo.
Confira abaixo a reportagem de Gabriel Kwak, com a colaboração de Lucas Krauss, sobre a reabertura da Rádio Heliópolis:
Rádio Heliópolis, a volta por cima
Vinte de julho de 2006, dez e quarenta da manhã. Seis agentes da ANATEL e da Polícia Federal apreenderam uma mesa de som, dois microfones, uma CPU, um gerador de estéreo e um transmissor da Rádio Heliópolis, mantida pela UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco). O ímpeto da diligência policia