Radialistas de 1.848 emissoras AMs, FMs e Comunitárias localizadas nos estados do Ceará, Minas Gerais, Pará e Amazonas receberam nesta semana, em CD, uma mensagem especial do Ministério da Educação e Cultura, o MEC. O tema é da maior importância para os cerca de 70 mil professores leigos que existem no país.
Ocorre que no dia 20 de janeiro encerra-se o prazo para que todos os prefeitos e secretários municipais de Educação enviem ao MEC a relação de professores que não possuem o curso de magistério e que precisam passar por um curso de capacitação. Caso contrário, conforme a Lei de Diretrizes Básicas da Educação, não poderão mais dar aulas a partir de 2006.
Para evitar que isso aconteça, o governo federal está oferecendo o Proformação, Programa de Formação de Professores em Exercício, curso de Magistério em nível médio à distância, de quatro semestres.
Em entrevista aos radialistas, a gerente de treinamento e suporte da Coordenação Nacional do Proformação, Susi Vargas, falou sobre a importância das emissoras divulgarem essas informações, mostrando que a participação das secretarias de educação nesse programa do MEC garantirá a oportunidade da habilitação para seus professores.