28/02/2012

Próximo encontro do módulo Descobrir São Paulo abordará o tema Desenvolvimento Sustentável

Na quarta conferência de imprensa do módulo Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, o médico Gonzalo Vecina Neto abordou os desafios da Saúde na cidade de São Paulo. A aula aconteceu no sábado, 25, no auditório Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo – com transmissão online pelo site da casa legislativa.

Gonzalo Vecina Neto é professor concursado da Faculdade de Saúde da Universidade de São Paulo, diretor-superintendente do Hospital Sírio-Libanês e ex-presidente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Possui especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde e mestrado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor de renomados organismos internacionais, como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), The Association of University Programs in Health Administration (AUPHA), Fundação Kellogg, Banco Mundial e Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), órgão do Governo do Estado de São Paulo. É, ainda, hexacampeão universitário de xadrez (1972 a 1977) e torcedor da Portuguesa de Desportos.

O jornalista Aureliano Biancarelli, autor do livro Cirurgia em Campo Aberto, participou da aula como co-orientador do trabalho com os estudantes. A publicação foi distribuída aos alunos no início do curso e sua leitura foi recomendada para melhor aproveitamento da aula, em especial o capítulo “Auscultando o coração das cidades”.

Para este encontro também foram convidados dois parlamentares, os vereadores Carlos Neder (PT-SP) e Jamil Murad (PCdoB), ambos ligados à área de Saúde. Neder é médico formado pela USP e mestre em Saúde Pública pela UNICAMP. Além disso, foi Secretário Municipal de Saúde (1990-1992) na administração da prefeita Luiza Erundina. Murad é formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Ele dirigiu o Sindicato dos Médicos de São Paulo e a Pró-Central Única dos Trabalhadores, além de ter participado da criação do SUS.

Bibliografia sobre o assunto

A coordenação do curso indicou aos alunos a página Indicadores sobre a Cidade de São Paulo do site-laboratório do Projeto Repórter do Futuro, em especial os dados da Fundachr3