24/05/2016

Projeto Repórter do Futuro divulga aprovados para a 2ª edição do módulo Direito de Defesa e Cobertura Criminal

Projeto Repórter do Futuro divulga aprovados para a 2ª edição do módulo Direito de Defesa e Cobertura Criminal
 
 
Curso é promovido pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela OBORÉ, com o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Política Públicas e Sociais (IPFD. O objetivo é apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro, destacando a importância do direito de defesa no processo penal.
 
 
O Projeto Repórter do Futuro divulgou a lista dos 20 estudantes universitários aprovados para o 2º Curso Direito de Defesa e Cobertura Criminal a realizar-se nos dias 7, 14 e 21 de maio, 4 e 25 de junho, sempre aos sábados, na sede do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) - Av. Liberdade, 65 conj. 1101 – Liberdade – São Paulo/SP.  
 
A Banca Examinadora foi constituída pela Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo,  OBORÉ Projetos Especiais, SINPRO-SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais e IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa.
 
A matrícula deverá ser feita nos dias 4 e 5 de maio, entre 12h e 17h30, na sede da OBORÉ (Avenida Paulista, 2.300 – andar Pilotis – Ed. São Luiz Gonzaga – São Paulo/SP).  Na hipótese de alguma desistência, serão chamados os primeiros da lista de espera.
 
O curso tem o objetivo de apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro, destacando a importância do direito de defesa no processo penal. Os encontros serão temáticos e cobrirão diferentes aspectos do sistema penitenciário brasileiro. A programação inclui temas como presunção de inocência e liberdade de expressão, delação premiada e meios de prova e a influência da mídia na Justiça. Estão confirmadas as participações de renomados profissionais que atuam na área de justiça criminal, como o perito Ricardo Molina, e os advogados Fábio Tofic Simantob, Marcelo Leonardo, Augusto de Arruda Botelho e Flavia Rahal.
 
Metodologia
 
A estrutura deste módulo mantém o modelo usado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação, em 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de entrevista coletiva. Ao final de cada encontro, produzem uma pequena reportagem e são orientados individualmente nesta produção.
 
A Reembolsa
 
No ato da matrícula, os estudantes selecionados entregam um cheque no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 880,00) e assinam um pacto de reembolsa. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; e 4. Publicar um dos textos produzidos em um veículo com editor responsável. O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (Reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.
 
A coordenação geral deste módulo é dos jornalistas Sergio Gomes e Ana Luisa Gomes, a coordenação ped